Coronavírus Madeira

Situação favorável da covid-19 pode fazer 'cair' o uso de máscara depois do Inverno

Pedro Ramos diz que alterações só depois do Inverno, mantendo-se, para já, a obrigatoriedade do uso da máscara nas instituições de saúde e sociais

None
Foto: Arquivo

O secretário regional de Saúde e Protecção Civil falava no âmbito de mais uma iniciativa da campanha 'Madeira sem fogos depende de todos' que teve lugar na manhã desta terça-feira na Avenida Arriaga

O secretário regional de Saúde e Protecção Civil não coloca de parte a possibilidade de deixar cair o uso da máscara na Madeira, mas só depois do Inverno. 

Pedro Ramos falava aos jornalistas no âmbito de mais uma iniciativa da campanha 'Madeira sem fogos depende de todos', que teve lugar na manhã desta terça-feira na Avenida Arriaga. Numa análise à situação pandémica actual, o governante com a pasta da Saúde voltou a elogiar o papel da população no combate à covid-19, valorizando a adesão à vacinação, acima dos 90%. 

No seu entender, essa atitude mais activa no decorrer da crise pandémica levou as pessoas a assumir outro papel em situações de saúde pública, mostrando-se satisfeito com uma espécie de 'transferência' dessa "nova cidadania" da saúde para a protecção civil, nomeadamente no que respeita aos incêndios e à sua prevenção. 

"Todo o cidadão é um agente de protecção civil e da sua acção, do seu comportamento, das suas atitudes, a população vai beneficiar", sustentou, referindo-se, em particular, ao incêndios, o secretário regional diz que "precisamos de uma atitude sensata dos cidadãos". Esse é o objectivo da campanha 'Madeira sem fogos depende de todos' em curso. 

Cada vez mais, a cidadania da nossa população está presente no nosso dia-a-dia. Provavelmente, também, a responsabilidade do cidadão na disseminação da pandemia da covid-19 ajudou a reflectir sobre a importância que todos nós temos em termos de saúde pública e com o nosso comportamento melhorarmos a nossa saúde pública.  Pedro Ramos, secretário regional de Saúde e Protecção Civil

Sobre as medidas de combate à pandemia, Pedro Ramos disse não estarem previstas quaisquer alterações às medidas em vigor, referindo-se, no caso, ao recuo feito pela Direcção-geral da Saúde no que concerne ao uso da máscara. Sobre esse assunto, o secretário com a pasta da Saúde, reforçou que "a Madeira vai continuar com as suas últimas recomendações", que passam pelo uso da máscara em unidades de saúde e sociais. 

Ainda assim, o governante não coloca de parte a possibilidade de deixar cair essa obrigatoriedade depois do Inverno. "Mas, provavelmente, com a evolução e com a monitorização dessa mesma evolução da covid-19 neste Outono/Inverno que está a começar, provavelmente vamos diminuir o uso destes meios de protecção", apontou, voltando a evidenciar a taxa de vacinação da população regional. 

Embora não desvalorizando as medidas preventivas que devem ser tomadas pelas pessoas mais vulneráveis, Pedro Ramos destacou os balanços favoráveis da vigilância Sentinela, nomeadamente a diminuição do número de casos, do número de mortos e de internamentos. 

A alteração das regras nacionais, no que toca à vacinação contra a gripe, que passa a estar disponível, na Madeira, para maiores de 55 anos, foi outro aspecto notado pelo governante. A vacinação de todos os profissionais de saúde de todo o sistema de saúde, incluindo o sector público e privado, foi outra das mais-valias apontadas para o combate à gripe e à covid-19 neste Outono/Inverno. 

A Madeira tem, já, mais de 50 mil doses de vacinas adaptadas para serem administradas à população elegível, que não deverá aguardar por algum contacto prévio, mas sim, dirigir-se aos locais de vacinação anunciados, nomeadamente nos Centro de Saúde concelhios, nos horários previamente definidos. "Não fiquem à espera de nenhuma recomendação especial, de algum telefonema especial", reforça Pedro Ramos.