Patrocinado MADEIRA OPTICS

Usos dos Microscópios na Ciência

None Ver Galeria

Quer seja em medicina legal ou em medicina tradicional, o microscópio é um instrumento indispensável.

Exame de provas forenses

As provas recolhidas numa cena de crime podem conter informações que não são visíveis a olho nu. Por exemplo, as estrias nas balas podem ser examinadas ao microscópio para ver se correspondem a balas disparadas por uma determinada arma.

Determinação da Saúde de um Ecossistema

É comum que os biólogos de campo monitorizem a saúde de um ecossistema particular, tal como um riacho, utilizando microscópios para identificar o número e a diversidade de organismos numa região particular ao longo do tempo.

Estudo do papel de uma proteína dentro de uma célula         

Os investigadores científicos consideram os microscópios uma ferramenta inestimável quando estudam a função das proteínas dentro das células. Com a tecnologia actual, muitas proteínas podem ser rotuladas com uma etiqueta e estudadas em células vivas.

Estudo de estruturas atómicas

Microscópios poderosos como os microscópios de força atómica têm ajudado os cientistas a estudar as superfícies dos átomos individuais.

Impactos do Microscópio na Ciência

O microscópio é um dispositivo que amplia objetos ou organismos que são demasiado pequenos para serem vistos a olho nu. Um marco no mundo da ciência, o microscópio tem tido enorme influência no desenvolvimento da medicina moderna, da ciência forense e da ciência ambiental. A invenção do microscópio revolucionou a indústria da ciência ao mesmo tempo que desenvolvia outros campos.

Ciência médica

O microscópio tem tido um grande impacto no campo médico. Os médicos utilizam microscópios para detetar células anormais e para identificar os diferentes tipos de células. Isto ajuda na identificação e tratamento de doenças como a falciforme causada por células anormais que têm uma forma semelhante à da foice.

Estudo do Ecossistema

O microscópio é utilizado para estudar a saúde de um ecossistema. Os biólogos de campo utilizam o microscópio para observar um ambiente específico, como o marinho, identificando os tipos e o número de organismos sustentados em amostras do ecossistema. Isto ajuda os cientistas a definir o ecossistema, a detetar ameaças a um ecossistema e a determinar a relação dos organismos com os seus ambientes.

Ciência Forense

O microscópio afectou grandemente o campo da ciência forense. A ciência forense é um campo da ciência utilizado para recolher e analisar provas para estabelecer factos que são utilizados num cenário legal. O microscópio é utilizado para examinar provas recolhidas numa cena de crime que podem ter informações não visíveis ao olho humano.

Análise de tecidos

Os histologistas utilizam o microscópio para analisar tecidos e células. O microscópio com outras ferramentas é utilizado para detetar tecidos anormais no corpo. O estudo tem ajudado a identificar tecidos cancerígenos num paciente.

Estudo atómico

A invenção do poderoso microscópio de força atómica permitiu aos cientistas estudar células a um nível atómico. Isto permite aos cientistas examinar os vírus ao seu nível atómico e influenciá-los para a realização de tratamentos inovadores. O microscópio de força atómica também permite aos cientistas estudar e compreender os tipos de vírus e compreender como estes infectam o corpo. Através deste microscópio, os cientistas examinam o processo pelo qual os vírus que não são do tipo envelope utilizam proteínas para se fundirem com as células hospedeiras.

Estudo da Genética

O microscópio teve um grande impacto no estudo da genética. Os cientistas utilizam o microscópio para observar composições genéticas específicas. Isto também permite aos cientistas determinar anomalias genéticas, regeneração e morte dos tecidos. O estudo da genética é utilizado para observar o tecido infetado. Através deste estudo, os histologistas são capazes de conduzir pesquisas sobre futuras curas e medicamentos preventivos.

Tipos de Microscópios e Como São Utilizados

Os microscópios têm sido utilizados em muitos campos diferentes para observar espécimes minúsculos. Existem vários tipos de microscópios, cada um com os seus próprios métodos de visualização de diferentes aspetos de uma determinada amostra. A maioria dos microscópios tem um conjunto de lentes objectivas e uma lente ocular que permitem ver uma imagem ampliada. Uma câmara também pode ser adicionada a muitos dos microscópios para tirar imagens para análise posterior. Os microscópios didáticos têm normalmente dois conjuntos de oculares para que outra pessoa possa ver a mesma imagem que a pessoa que opera o aparelho.

Composto
O microscópio mais barato e comum utilizado nos laboratórios é o microscópio composto. Estes microscópios utilizam lentes de várias resistências para ampliar os objetos. Os microscópios compostos têm normalmente uma ocular, um conjunto de espelhos e a lente objetiva que funcionam em conjunto. As imagens são vistas em duas dimensões. Com a ajuda de um acessório de câmara de microscópio, o observador pode guardar imagens para análise numa altura posterior.

Na nossa loja física e online poderá encontrar todos os tipos de microscópios, seja para iniciantes como também para profissionais. Visite o nosso website e conheça todos os modelos disponíveis para entrega.

www.madeiraoptics.com
Facebook: MadeiraOptics
Instagram: @madeira_optics
Tel.: +351 291 622 971
WhatsApp: +351 924 485 850