Madeira

24 voluntários limparam praia Banda da D'Além em Machico

Foto DR
Foto DR

Um grupo de 24 voluntários, entre eles alguns estrangeiros a viver temporariamente na Madeira ao abrigo da Associação Amparo/Madeira Remote East Coasters, participou esta manhã, numa acção de limpeza da praia da Banda D'Além, em Machico.

Tratou-se de uma organização do Europe Direct Madeira e da Câmara Municipal de Machico, em parceria com o programa Bandeira Azul, a Associação Insular de Geografia, o Projecto ECOS Machico, a Associação Amparo/Madeira Remote East Coasters e a Decathlon.

Esta foi uma ação de limpeza de praia realizada em resposta ao desafio anual da Fundação Oceano Azul, em colaboração com a Representação da Comissão Europeia em Portugal para a celebração do Dia Internacional de Limpeza Costeira e da campanha #EUBeachCleanup, uma iniciativa global de limpeza da União Europeia e das Nações Unidas que pretende mobilizar os cidadãos para uma maior consciência ambiental e para a alteração de comportamentos, com especial alerta para a emergência climática e a necessidade de uma maior protecção do oceano.

Este ano, a quinta edição da campanha #EUBeachCleanup incidirá sobre os jovens, no âmbito do Ano Europeu da Juventude e dentro do tema "unidos contra o lixo marinho". Esta actividade coloca o município de Machico no mapa das acções de limpeza costeira da Fundação Oceano Azul, sendo uma das mais de 100 de acções de limpeza terrestres e subaquáticas que acontecem por todo o país na semana de 17 a 25 de Setembro, durante as quais, milhares de voluntários terão oportunidade de contribuir para a conservação do oceano.

Marco Teles, gestor do Europe Direct Madeira considerou que "esta acção representou um importante contributo na consciencialização da população e dos jovens para uma ameaça ambiental que é global".