Madeira

Governo reforça investimento no Centro de Simulação Clínica da Madeira

None Ver Galeria

O secretario regional de Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, esteve presente, esta manhã, dia 16 de setembro, na apresentação do novo simulador endovascular com realidade virtual VIST-Lab G7™, uma das mais avançadas soluções de simulação virtual endovascular que vai permitir o treino de procedimentos complexos pelas especialidades de Neurorradiologia, Cardiologia e Nefrologia. 

O novo simulador de treino endovascular Mentice, é uma unidade portátil equivalente a uma sala de Hemodinâmica, que permite a utilização de dispositivos clínicos correntes e o upload de casos clínicos reais.

A apresentação do novo simulador esteve a cargo de Frédéric Bouquet da MENTICE, fornecedora líder mundial de soluções de desempenho endovascular.

De relembrar que, nesta primeira quinzena do mês de setembro, o CSCM já recebeu dois novos manequins de Suporte Avançado de Vida (SAV) e o Modelo Pélvico de Treino Clínico. 

Os novos manequins de SAV foram apresentados no dia 6 de setembro, por ocasião das comemorações do 10º Aniversário do CSCM. Estes manequins permitem o treino de manobras de reanimação com abordagem da via aérea básica e avançada, compressões cardíacas de qualidade monitorizada, punção intra-óssea e desfibrilhação manual e automática externa. 

Relativamente ao Modelo Pélvico de Treino Clínico, trata-se de um simulador realista para prática de técnicas de exame do colo uterino. Consiste numa plataforma ideal para exames práticos, bem como para o diagnóstico de doenças femininas e patologias menores. Este modelo poderá ser utilizado para diferentes níveis de formação de médicos da especialidade de ginecologia e medicina geral e familiar. 

Refira-se que até ao final ao ano, o CSCM vai receber novos simuladores, entre eles o simulador Lucina (um manequim de grávida adulta de alta-fidelidade de treino para cuidados de saúde pré-natais, cenários clínicos de parto e cuidados pós-parto), o Tronco TruMan \Trauma X (tronco para treino realista em habilidades avançadas de gestão das vias aéreas, intubação, ventilação, RCP e procedimentos cirúrgicos de emergência para situações de traumatismo potencialmente fatal) e o Blue Phantom constituído por dois modelos (Simulador para treino ecoguiado de acessos centrais e de anestesia regional do pescoço e Simulador para treino ecoguiado de acessos centrais e de anestesia regional femoral).

Só este ano o SESARAM, presidido por Rafaela Fernandes, investiu mais 250 mil euros na aquisição destes novos modelos de treino de alta-fidelidade, indo ao encontro daquela que é uma das apostas do Governo Regional “investir na formação recorrendo à simulação, para melhorar a qualidade da prestação dos cuidados de saúde e aumentar ainda mais a segurança do doente”. Estas novas aquisições vão permitir que mais especialidades integrem a formação em simulação no CSCM e o treino de novas competências. 

Recorde-se que o CSCM, resulta de um investimento na ordem dos dois milhões de euros, através de fundos europeus, realizado no ano 2012. Instalado no Hospital Dr. Nélio Mendonça. está equipado com manequins de alta-fidelidade que permitem treinar situações de urgência e emergência para agilizar a abordagem inicial e estabilização de um doente crítico.

Desde o início da sua atividade, o CSCM já realizou cerca de 600 cursos, envolvendo mais de 8 mil formandos e 4 mil horas de formação. O Centro de Simulação Clínica da Madeira é coordenado pela médica especialista, Regina Rodrigues, e pelo enfermeiro especialista Luís Jardim.