Madeira

ARTDITI participa em projecto que contribui para a descoberto do mar profundo

Conceito das soluções tecnológicas a desenvolver no projecto 'TRIDENT'
Conceito das soluções tecnológicas a desenvolver no projecto 'TRIDENT', Foto ARDITI

A Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI) está a participar no projecto 'TRIDENT', recentemente financiado através do programa 'Horizonte Europa'.

O objectivo passa por criar "tecnologias autónomas e soluções inovadores que possam contribuir para avaliar e monitorizar o impacto ambiental da exploração de minerais no mar profundo", refere nota enviada pela agência.

O projecto é coordenado pelo INESC TEC conta com a participação de 25 instituições de oito países europeus.

'TRIDENT' pretende "contemplar todos os parâmetros físicos, químicos, geológicos e biológicos relevantes a serem medidos na superfície do mar, na coluna de água e no fundo do oceano".

Este projecto tem por objectivos também identificar as lacunas existentes nos métodos de colecta de dados em tempo real e construir soluções tecnológicas para desenvolver directrizes ambientais robustas, estabelecer indicadores confiáveis e definir limites que permitam padronizar ferramentas e métodos.

O consórcio do projecto irá, posteriormente, desenvolver e testar um sistema integrado de plataformas robóticas, estáticas e móveis, equipadas com os mais recentes sensores capazes de medir parâmetros ambientais em possíveis áreas de mineração". ARDITI

Devido à ausência de operações de prospecção e mineração real no oceano Atlântico, será realizada uma demonstração no 'Tropic Seamount', uma montanha submarina localizada na ZEE das Canárias, conhecida pela deposição de crostas de ferro e de manganês. Serão também desenvolvidas sinergias com projectos em curso nomeadamente com o Observatório Oceânico da Madeira (OOM), permitindo a partilha de recursos, infra-estruturas e dados.