Artigos

A alternativa para viver melhor

Estar no topo da desigualdade do país não orgulha ninguém e deve preocupar-nos a todos

Como é possível que depois de 46 anos de Autonomia, e sempre com o mesmo partido no poder, o que significa que não podem atribuir responsabilidades a outros, a Madeira seja a Região do país mais desigual? Este facto é comprovado pelos dados da Direção Regional de Estatística da Madeira (DREM), em que se constata que os rendimentos dos 20% mais ricos, eram em 2020 três vezes superiores aos rendimentos dos mais pobres.

Estar no topo da desigualdade do país não orgulha ninguém e deve preocupar-nos a todos, porque estamos a falar de milhares de madeirenses que não têm o rendimento que lhes permita viver com o mínimo de dignidade. Este sistema montado pelo regime que até agora nos governou, continua a criar pobres ao mesmo tempo que alimenta grandes riquezas.

A solução não está em quem sempre governou, em quem não soube antecipar os problemas e só se preocupou em governar para as próximas eleições e nunca para as próximas gerações. Tiveram oportunidade de fazer diferente e nunca o fizeram. E muito menos o farão agora, em que há uma “luta de galos” dentro do PSD-M. E isto não vai lá, apesar do esforço em acertar o passo, dançando o “bailinho” no Chão da Lagoa, ou mordendo a língua a quem está a morder os calcanhares.

O PSD-M esgotou-se. Está num processo de guerrilha interna, sem ideias ou soluções para os problemas que eles próprios criaram, amarrado a um CDS que só quer lugares. Ou continuamos nesta inércia, ou enquanto cidadãos temos um sobressalto cívico que provoque uma mudança política. Não estamos condenados a ser governados pelos mesmos. Está nas mãos de cada um mudar o estado das coisas. E a pessoa certa para o fazer é o Sérgio Gonçalves, Presidente do PS Madeira. Tenho o orgulho de o ter trazido para a política. Podia ter dito que não, continuar com a sua vida profissional de reconhecido mérito e com um futuro muito promissor. Na altura certa disse presente e, sem garantia de nada, deu um passo em frente e abraçou a vontade de mudança. Vontade que permanece em tudo o que faz. Pessoa de compromisso, tem um projeto para a Região e está legitimado pelos órgãos próprios do partido, para fazer da sua candidatura a Presidente do Governo Regional, uma candidatura mobilizadora e ganhadora. Estou fortemente empenhado no seu sucesso, pois sei que esse será o sucesso dos madeirenses e porto-santenses. O PS Madeira e Sérgio Gonçalves são muito mais do que uma alternativa ao PSD-M, são a única alternativa que os madeirenses e porto-santenses têm para viverem melhor.