Madeira

Câmara de Santa Cruz assina mais um contrato de apoio para a realização de uma pequena cirurgia

None

A Câmara Municipal de Santa Cruz assinou, hoje, mais um contrato de apoio para a realização de uma  pequena cirurgia. 

Segundo um comunicado enviado pela autarquia, este trata-se de um caso especial, pois refere-se a uma criança de três anos, onde a cirurgia é essencial, tendo implicações no seu desenvolvimento.

A criança estava em lista de espera do Sistema Regional de Saúde e os pais recorreram ao apoio da autarquia para resolver um problema que era reconhecido como de solução urgente pelos médicos e terapeutas que estavam a acompanhar a criança.  A falta da cirurgia, além de estar a atrasar o desenvolvimento da criança, prejudicava a socialização com crianças da mesma idade".  Câmara Municipal de Santa Cruz

O presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Filipe Sousa, pronunciou-se, na ocasião, referindo que estas medidas são o que dão sentido "a uma política de serviço à população, principalmente quando em causa estão crianças", explica o comunicado.

O autarca manifestou "incompreensão e repúdio" relativamente à "insensibilidade do Governo Regional", no que concerne à pasta da saúde, que, segundo a nota enviada, "tardam em ir ao encontro de problemas sérios de saúde da população". "Um ano de espera para uma criança é inaceitável", expõe a nota.

Este apoio insere-se num dos objectivos da Lei 75/2013 que dita que os municípios devem  apoiar actividades de natureza social que contribuam para a promoção da saúde e prevenção das doenças e prestar apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade" Câmara Municipal de Santa Cruz

Em conclusão, a autarquia afirma que é com esta "visão de proximidade"  que desenvolveu este programa, tendo como principal objectivo " corresponder às necessidades da população na área da saúde, promovendo a igualdade de oportunidades no acesso a cuidados médicos."

Este novo contrato de apoio destina-se a realizar uma intervenção cirúrgica de carácter urgente no valor total 2.588,60€. Câmara Municipal de Santa Cruz.