Madeira

Segundo nível do curso Nautical Archeology Society realizado em Santa Cruz

None

O segundo nível (NAS01) do curso de formação NAS – Nautical Archeology Society realizou- se, entre os dias 30 e 31 de Julho, nas instalações da Associação Oceânica, em Santa Cruz.

O curso foi ministrado pelo comandante Augusto Salgado, também professor da Faculdade de Letras e antigo professor da Escola Naval da Marinha Portuguesa, para além de investigador do CINAV e do Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Mergulhador amador e fotógrafo subaquático há mais de 30 anos, desde 1993 que participa em projectos de arqueologia subaquática, nomeadamente nos trabalhos realizados em São Julião da Barra (desde 1993), no clipper Pedro Nunes (ex-Thermopylae), no projecto 'O U-35 no Algarve', que em 2015 ganhou o prémio 'Adopt a Wreck Award da Nautical Archaeology Society' (NAS). Actualmente coordena o projecto de investigação do Centro de História da Universidade de Lisboa HistArC – História e Arqueologia do Conflito.

A formação realizou-se com o apoio do CINAV – Centro de Investigação Naval da Marinha Portuguesa, do Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, da Associação Oceânica - Madeira, e do CEAM – Centro de Estudos de Arqueologia Moderna e Contemporânea.

A NAS – Nautical Archaeology Society, com sede em Portsmouth, Reino Unido, é uma das mais prestigiadas instituições mundiais ligadas à arqueologia náutica e subaquática.