Madeira

25.º curso de Resposta Médica a Incidentes Graves promovido em Setembro

Foto Arquivo/Aspress
Foto Arquivo/Aspress

O SESARAM irá promover nos dias 26, 27 e 28 de Setembro de 2022, no Funchal, o 25.º Curso MRMI, Medical Response to Major Incidents (Resposta Médica a Incidentes Graves).

O curso é da responsabilidade da entidade, MIDTC, Madeira International Disaster Training Center, e é promovido em parceria com a Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil, Serviço de Saúde da RAM, EPE, e Serviço Regional de Proteção Civil.

O grupo de instrutores é responsável pela formação e diferenciação de mais de 1.800 profissionais da área da saúde e proteção civil, por todo o país, e este ano a par das ações já realizadas em Portimão (Maio de 2022) e em Viana do Castelo (Junho 2022) é objetivo realizar uma edição especial na Região Autónoma da Madeira.

Assim, o 25.º curso MRMI pretende treinar todas as componentes envolvidas em cenários de catástrofe envolvendo diretamente todas as forças que integram a área da proteção civil e unidades de saúde da Madeira. Para que este curso retrate a realidade regional são convidados profissionais de comunicação social com interesse em participar neste curso multidisciplinar.

Este curso baseia-se num modelo de simulação avançada treinando toda a cadeia do comando, cenário do acidente, transportes, pré-hospitalar, gestão de hospitais, triagem, corredores de evacuação, e estrutura da comunidade que possa utilizar na resposta a um incidente com multivítimas, ou seja, numa catástrofe.

O objetivo desta formação é promover a diferenciação dos vários profissionais, de vários níveis de responsabilidade que atuam na resposta a incidentes de larga escala. Esta formação é internacional e é certificada pelo board europeu do MRMI.