A Guerra Mundo

Guterres visita Moldova após viagem a cidades ucranianas

None

O secretário-geral da ONU, António Guterres, chegou hoje à Moldova, onde pretende reunir-se com a Presidente, Maia Sandu, no final da sua segunda viagem à Ucrânia desde o início da invasão russa, disseram fontes oficiais.

A paragem em Chisinau, capital da Moldova, que não estava inicialmente prevista no itinerário anunciado pelas Nações Unidas, surge depois de Guterres ter visitado hoje o porto de Odessa (sul da Ucrânia) para acompanhar a aplicação do acordo que permite a exportação de cereais ucranianos.

No sábado, o líder da ONU voará para Istambul, onde encerrará a sua viagem visitando o Centro de Coordenação Conjunta que fiscaliza o cumprimento do pacto promovido pelas Nações Unidas e pela Turquia.

De acordo o porta-voz adjunto de Guterres, Farhan Haq, o secretário-geral regressará a Nova Iorque no final do sábado.

Hoje, em Odessa, António Guterres destacou os efeitos positivos que está a ter o acordo sobre os cereais ucraniano e apelou à sua prorrogação.

O secretário-geral da ONU visitou Lviv na quinta-feira, onde se encontrou com os Presidentes da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e da Turquia, Recep Tayyip Erdogan

Os três concordaram em continuar a coordenar a implementação da iniciativa de exportação de grãos, discutiram a situação na central nuclear ucraniana de Zaporijia e o tratamento dos prisioneiros de guerra ucranianos.

Após essa reunião, o Presidente ucraniano mostrou-se contra a possibilidade de participar em negociações de paz com Moscovo, que invadiu a Ucrânia em fevereiro passado, e assegurou que não é realista prosseguir com essas negociações enquanto o exército russo ocupa territórios no seu país.