Madeira

IL quer o aumento das quotas de pesca do atum

Partido alerta que há frotas de pesca ao atum sobredimensionadas e embarcações a necessitar de renovações

None

A Iniciativa Liberal Madeira assumiu esta quinta-feira, 18 de Agosto, estar "muito preocupada com o estado do sector das pescas na Região". Em causa está, segundo, expõe, a "frota de pesca ao atum sobredimensionada face às quotas de pesca autorizadas, o envelhecimento notório da frota de pesca de espada, o absurdo de, a partir deste ano, ser proibido a pesca junto às Selvagens (uma pesca de superfície — técnica de salto e vara — que em nada afecta o carácter de reserva das ilhas)". 

A Comissão Coordenadora do partido na Madeira refere que a quota de pesca de atum, que "é reduzida numa base quase anual", foi esgotada este ano "em pouco mais de dois meses no que toca ao rabilho e ao patudo".

Os atuneiros andam a trabalhar com tripulações cada vez mais pequenas, com os riscos que isso acarreta. Acaba a quota de pesca e aos pescadores não resta outra opção a não ser o desemprego. Isto potenciado porque, desde este ano, a pesca de gaiado, que permitia alargar a faina por mais algum tempo, foi, como referido acima, proibida onde ele mais há: nas Selvagens. 

Também o aumento do preço dos combustíveis é apontado pela IL como um dos factores que coloca os armadores "com a corda ao pescoço, em verdadeira situação de pré-falência". 

A IL aponta que há embarcações de pesca ao atum em excesso e que "não há pescadores em número suficiente para equipar essas embarcações". Lembrando que é tempo de pensar em soluções, mencionando o "abate de algumas embarcações".

Além das embarcações é preciso também modernizar os pescadores, com formação das melhores técnicas e práticas, não excluindo a vertente ambiental. Como empresários que são, é preciso também formar os armadores em gestão de negócios, recursos humanos, etc.

A Iniciativa Liberal entende que é preciso agir no parlamento europeu, alertando para a necessidade de negociar as quotas, que deveriam passar "para o dobro", para a urgência de renovar as embarcações da frota do peixe espada em Câmara de Lobos e para a falta de pescadores.