Madeira

JPP "democratizou o Caniço”, diz Milton Teixeira

None

O secretário-geral do JPP esteve, hoje, reunido com o presidente da Junta de Freguesia do Caniço, Milton Teixeira, que destacou a dinâmica do executivo e o pioneirismo em vários projectos que estão a ser desenvolvidos no Caniço.

O JPP democratizou o Caniço”. Milton Teixeira

O presidente da Junta de Freguesia realçou o facto de o Caniço ser “uma das Juntas de Freguesia mais evoluídas do País, em termos tecnológicos, permitindo aos fregueses aceder a vários serviços da freguesia, de forma rápida, através do site”.

Esta é uma medida fundamental principalmente num momento em que se verifica a renovação de matrículas nas escolas e as candidaturas às bolsas de estudo, facilitando a vida aos encarregados de educação”. Milton Teixeira

Mas realçou também a possibilidade de “registar os incidentes com georreferenciação, sem ter de se deslocar, fisicamente, à Junta”.

Milton Teixeira referiu a importância da implementação de vários apoios ao ensino, como o apoio a material escolar, medida que abrange cerca de 100 estudantes residentes na Freguesia e que apoia o próprio comércio local, com a utilização dos vouchers numa das papelarias da freguesia, relembrando que a fase de candidaturas termina já este mês.

O presidente da Junta de Freguesia do Caniço destacou o projecto do cuidador informal, “um projecto que já decorre há 5 anos, em parceria com o centro de saúde local, e que mostra, mais uma vez, o pioneirismo do Caniço em responder às necessidades levantadas pela população local”.

Embora “jovem, esta é uma freguesia que tem também muitos idosos e é preciso formação específica para apoiar este grupo específico”, referiu.

A recuperação da vereda de Levada da Azenha, “um dos grandes patrimónios culturais da freguesia, onde se localiza um moinho de água”, é o mote para um projecto que a Junta está a desenvolver: “o roteiro das veredas da Freguesia do Caniço com informações específicas dos percursos”.

Esta foi uma “necessidade que surgiu com a pandemia, onde vimos muitas famílias a sair e a conhecer as veredas do Caniço e a indicar-nos propostas de melhoria que estamos, neste momento, a responder”, referiu Milton Teixeira.

A Festa Gastronómica do Caniço, que irá decorrer já neste fim-de-semana, é outra atividade que já vai com quase 30 anos de existência, e que promove, essencialmente, o comércio local e um cartaz de animação puramente madeirense”. Milton Teixeira

Milton Teixeira disse que “muito está a ser feito", frisando que o JPP se destaca por esta proximidade com o cidadão, encontrando respostas específicas às suas necessidades. 

Esta iniciativa insere-se num conjunto de actividades que irão integrar uma 'ronda' local às freguesias do concelho de Santa Cruz.