Madeira

PS insiste em estudo científico sobre a implementação dos manuais digitais nas escolas da Região

None

O líder parlamentar do Partido Socialista, Rui Caetano, insistiu,, hoje, na necessidade de ser desenvolvido um estudo científico "rigoroso" sobre o processo de implementação dos manuais digitais nas escolas da Região.

Três anos após a implementação de tablets nos estabelecimentos de ensino e a poucas semanas do começo de um novo ano lectivo, os socialistas frisam a necessidade de se saber os resultados desta medida no que diz respeito ao nível da aprendizagem nos alunos. 

Embora o partido concorde com o projecto, Rui Caetano, em conferência de imprensa, realizada esta manhã, junto à Escola Secundária Jaime Moniz, afirmou que "não basta entregar um manual digital – um tablet – aos alunos para dizer que se está a transformar a escola”.

É preciso muito mais. É preciso investir muito mais nas pedagogias, nas metodologias de trabalho, é preciso apostar muito mais nas novas práticas de salas de aula, em novos ambientes de aprendizagem. Não basta referir que temos um manual digital para dizer que estamos a ter um novo modelo de ensino na Região Autónoma Madeira.” Rui Caetano, líder parlamentar do Partido Socialista.

O responsável acrescentou ainda que, mesmo esta sendo uma ferramenta importante e que deve ser implementada, "há uma obsessão pelos manuais digitais".

Este projecto vai estender-se agora ao ensino secundário, com quatro turmas em diversas escolas. Rui Caetano deixou algumas questões que pretende ver esclarecidas: "Qual é a avaliação que tem sido feita do processo? Que aprendizagem é que os nossos alunos têm conseguido adquirir através dos manuais digitais mais do que faziam com os manuais em papel? Como é que o processo está a decorrer? O que é que está a correr de forma positiva e o que é preciso corrigir e tem sido corrigido ao longo de todo o processo?”, perguntou, referindo que aquilo que se ouve é "muita propaganda e que as coisas estão todas a correr muito bem e têm sido um sucesso".

No comunicado enviado pelo partido, o dirigente socialista lembra que há dois anos o Grupo Parlamentar do PS entregou um projecto na Assembleia Legislativa da Madeira para que fosse realizado um estudo de acompanhamento do processo através de uma entidade externa, neste caso a Universidade da Madeira.

Aprovada por unanimidade, não foi contudo, conhecido qualquer resultado desta iniciativa: "Aquilo que se pretendia era que a Secretaria Regional de Educação fizesse um protocolo com a Universidade da Madeira para que começasse a fazer um acompanhamento científico e rigoroso de todo o processo, através de inquéritos, de entrevistas e de estudos comparativos, para percebermos se, na verdade, a implementação dos tablets e dos manuais digitais estava ou não a atingir o objetivo pretendido, que era resolver as aprendizagens dos nossos alunos", explicou.

"Os estudos que são conhecidos são feitos pelas entidades que vendem os manuais digitais à Secretaria Regional de Educação e às escolas ou pelas entidades que vendem os programas e aplicações necessários para o manual digital funcionar", refere o comunicado enviado.

Não desvalorizamos esses estudos e percebemos que eles têm de ser feitos, mas aquilo que nós queremos é um estudo por uma entidade externa, que faça um acompanhamento rigoroso, científico, para que possamos avaliar o nível das aprendizagens”. Rui Caetano, líder parlamentar do Partido Socialista.

Rui Caetano deu ainda conta do facto de haver pais a comprarem os manuais em papel para que os filhos consigam estudar melhor em casa, o que revela que algo está a correr mal: "Se um [manual] é para substituir o outro, porque é que há tantos pais a fazer isto?", questionou,  alertando que se há pais que podem adquirir ambos os manuais, muitos há que não têm estas condições.