Artigos

Impactos das Infraestruturas Desportivas

A segurança é uma temática elementar para prevenir o holiganismo e os atos de vandalismo

As instalações desportivas ocupam um lugar de prestígio nas comunidades onde estão inseridas, abarcando áreas polivalentes, simbolizam as atividades desportivas. Requerem uma substancial ponderação na forma como estão inseridas nos meios urbanos e rurais, porque têm impactos sociais, ambientais, económicos e desportivos. Em primeiro lugar, é crucial instituir sociedades fisicamente mais ativas e saudáveis, através da operacionalização sustentável dos serviços e recintos desportivos, de modo a fomentar e elevar os índices de atividades física e desportiva, tal como potenciar diretamente o desempenho físico, mental e psicológico da população local. Diversas organizações globais nos domínios da saúde, educação e desporto alertam para os riscos da inatividade física.

O investimento adequado nas infraestruturas desportivas permitirá a curto e a longo prazo obter diversos benefícios, tais como gerar novos postos de trabalho, promover a atividade física, aprimoramento das acessibilidades da cidade, entre outras, ou seja, tendem a ter um impacto na qualidade de vida da comunidade. Além disso, relaciona-se com o civismo, visibilidade e desenvolvimento de uma determinada região.

Antes de conceber uma instalação desportiva, é capital interpretar as dinâmicas sociológicas articuladas com a economia e a saúde, isto é entender o consumo e os hábitos desportivos da população local. No que respeita às públicas, são uma enorme responsabilidade para os órgãos governativos, pois são sempre uma preocupação no que tange ao não comprometimento do montante público. Múltiplos projetos desportivos são negociados por uma variedade de fontes de financiamento, públicos e privados. Em relação aos subsídios públicos, se as cidades fornecerem verbas para a construção ou sofisticação dos espaços desportivos, a expetativa do poder executivo é proporcionar benefícios económicos.

Se ocorrer a necessidade de construir um recinto desportivo numa localidade, é crucial facultar um ambiente agradável, confortável e seguro para regularizar os hábitos desportivos. No entanto, persistem dois pontos de vista, os benefícios da edificação e/ou restauração, bem como os ganhos não suplantarem os custos.

Na Região Autónoma da Madeira, existem inúmeras instalações desportivas heterógenas. Muitos dos espaços são utilizados para as atividades físicas e desportivas em articulação com os estabelecimentos de ensino públicos, tal como reservadas ao associativismo desportivo.

Como tendências globais e europeias atuais, as construções continuam a expandir-se para lotações amplas e destinadas para uma primordial inovação tecnológica. O desenvolvimento de uma instalação existente também adequa-se a impactar positivamente na comunidade local.

Na idealização deve conter temáticas que devemos de ter em conta quando temos um projeto de construção e/ou aperfeiçoamento de uma infraestrutura desportiva. Dito isto, é imprescindível ter uma oferta diversificada e multifuncional porque os novos estilos de vida exigem o desenvolvimento de diferentes atividades, de forma a garantir uma funcionalidade habilitada a responder às necessidades individuais e coletivas dos consumidores.

A sustentabilidade é uma tónica essencial, pois as alterações climáticas emergem, exigindo a exploração dos recursos naturais renováveis, procurando desta forma soluções para os constrangimentos provocados pelos níveis de poluição, sol e chuva. A segurança é uma temática elementar para prevenir o holiganismo e os atos de vandalismo no decorrer dos eventos desportivos, reduzindo os danos nos locais de prática desportiva. Os equipamentos de videovigilância são um instrumento fulcral na garantia da resolução das ocorrências dos acidentes desportivos, é vital a presença da tecnologia.

A comunicação interna e externa é decisiva na captação de novos praticantes de todas as nacionalidades, abrindo horizontes a novos públicos. Os custos da manutenção devem estar no topo das prioridades de qualquer recinto desportivo, uma vez que exigem muitas das vezes quantias avultadas. O desporto espetáculo deve garantir a polivalência, porém necessita de avaliação e operacionalização com a intenção de criar novas centralidades para a população vivenciar e usufruir do espaço desportivo.

Em suma, as instalações desportivas são uma oportunidade única de desenvolver um entretenimento desportivo nos meios urbanos e rurais, servindo um caráter multifuncional com o intuito de atender às necessidades dos praticantes desportivos e da comunidade local. Estas têm um papel preponderante na promoção de uma sociedade mais ativa e são impulsionadoras de certas modalidades desportivas. É difícil mensurar os benefícios, pois torna-se exigente articular o investimento numa determinada infraestrutura desportiva com a modificação dos estilos de vida.