Madeira

Iniciativa Liberal apela para a contenção de gastos de energia

None

A Iniciativa Liberal (IL) Madeira alerta para a importância de medidas que diminuam os gastos com energia.

O mundo está a viver a primeira crise energética verdadeiramente global da história. Como a Agência Internacional de Energia vem alertando há muitos meses, a situação é especialmente perigosa na Europa, que está no epicentro da turbulência dos mercados de energia". Iniciativa Liberal Madeira.

Demonstrando "preocupação" pelos tempos que se avizinham, o partido refere que compete "ao Estado/Governo Regional e autarquias darem o exemplo com medidas efectivas de diminuição dos gastos com energia".

Assim, sugere a "mudança das lâmpadas pelas suas equivalentes de LED; desligar iluminação de monumentos a partir de uma hora determinada; desligar repuxos e outros sistemas meramente ornamentais; nos serviços, proibir utilização de aparelhos de ar condicionado com temperaturas inferiores a 21.º; desligar 1 em cada 5 lâmpadas das ruas; piscinas públicas sem água aquecida, se o aquecimento for eléctrico ou a gás, nos meses de verão (excluindo água de banhos, que verá a sua temperatura reduzida);transferir para o arco diurno todos os eventos organizados pelo GR e autarquias, que o possam ser; cada serviço público deve ver reduzidos os seus consumos 5% ao mês durante 5 meses (electricidade + combustível + gás); apelar à consciência colectiva com campanha de sensibilização; apelar aos estabelecimentos turísticos e similares que adoptem políticas de redução de consumo de energia".

Havendo muitas outras que podíamos sugerir, se o Estado seguir o que propomos, teremos uma efectiva redução de consumos e, consequentemente, poupança". Iniciativa Liberal Madeira.

"O Governo Regional vive do dinheiro dos nossos impostos, do Orçamento de Estado e de fundos europeus. É uma estrutura que não gera riqueza absolutamente nenhuma. Logo, da nossa parte, como contribuintes, temos que exigir contenção nos gastos", refere o comunicado enviado pelo partido.