Mundo

Economia da África do Sul em recuperação atinge níveis anteriores à pandemia

None

A economia da África do Sul cresceu 1,9% no primeiro trimestre, regressando ao nível registado antes do início da pandemia de covid-19, segundo estatísticas oficiais divulgadas hoje.

"A economia está agora nos seus níveis pré pandemia, com o PIB ligeiramente superior ao que era antes da Covid-19", disse a agência de estatísticas do governo.

Ao longo do trimestre, a atividade económica foi impulsionada pelos setores financeiro, de serviços, de manufaturas e do comércio. Ao contrário, os setores agrícola, de mineração e construção civil contraíram-se.

A agência referiu, porém, que o impacto económico das inundações que devastaram a província oriental de KwaZulu-Natal, em abril, só se refletirá nos números do PIB do segundo trimestre do ano, a serem divulgados em setembro.

A África do Sul, o país mais industrializado do continente, foi duramente atingido pela pandemia de covid-19 quando já estava em recessão, em abril de 2020.

A economia já registava naquele ano uma contração recorde de 6,4%, depois recuperou mais rápido do que o esperado e registou quatro trimestres consecutivos de crescimento.

A taxa de desemprego caiu para 34,5% no primeiro trimestre de 2022 (o que compara com os 35,3%, no último trimestre de 2021), uma primeira queda em quase dois anos, anunciou a agência de estatísticas do Governo no final de maio.