Madeira

Clima é o principal atractivo turístico das ilhas Canárias

None

Juan Pedro Díaz González, da Universidade de la Laguna, foi orador no ciclo de palestras das 'Conferências do Ambiente e Acção Climática'

O Professor Juan Pedro Díaz González, da Universidade de la Laguna, em Tenerife, Ilhas Canárias, abordou o Projecto PLANCLIMAC – Impacto das Alterações Climáticas no turismo das Canárias. O orador espanhol é um dos convidados no ciclo de palestras das 'Conferências do Ambiente e Acção Climática', a decorrer, esta tarde, no Colégio dos Jesuítas, no Funchal.

Uma das variáveis importantes no futuro do clima nas ilhas Canárias é o aumento da temperatura e a consequente influência no conforto térmico. Os indicadores de estudos realizados apontam para um aumento ‘significativo’ da temperatura do ar no final no final deste século, factor determinante para a “perda de qualidade”, mesmo para o turismo de praia, que predomina naquele arquipélago. Uma das várias consequências negativas do impacto do aumento da temperatura é o maior consumo de energia, nomeadamente para ‘alimentar’ sistemas de climatização.

Complementou esta apreciação com dados relativos ao ano de 2018 no turismo, como forma de demonstrar o previsível impacto nos índices climáticos.

Nesse ano 90% dos turistas que visitaram as ilhas Canárias apresentam como principal atractivo para a escolha do destino, o clima. Turismo que em 2018 nas ilhas Canárias representou 35,0% do PIB, o equivalente a 16.099 milhões de euros. Turismo que foi também responsável por 40,4% de empregos (343.899 postos de trabalho), e cuja carga fiscal contribuiu com 34,9% nos impostos arrecadados pelo governo das Canárias.