Madeira

"Obra de Restauro dos Tectos Mudéjares da Sé do Funchal é um passaporte cultural e turístico"

None

O Grupo Parlamentar do PSD apresentou um voto de congratulação, na Assembleia Legislativa da Madeira (ALM), pela atribuição do Prémio Gulbenkian Património - Maria Tereza e Vasco Vilalva ao projecto de Conservação e Restauro dos Tectos Mudéjares da Sé do Funchal.

No voto de congratulação o grupo parlamentar saudou "todos os profissionais envolvidos neste processo, bem como, o Governo Regional (GR) pela visão e aposta no património histórico e cultural da Madeira, este caso particular, único em todo o país", informa nota enviada à redacção.

O projecto de Conservação e Restauro dos Tectos Mudéjares da Sé do Funchal foi distinguido com o Prémio Gulbenkian Património - Maria Tereza e Vasco Vilalva. Esta distinção foi criada em 2007 e enaltece, todos os anos, um projecto de excelência na área da conservação, recuperação, valorização ou divulgação do património cultural português.

As obras de conservação e restauro foram financiadas através de Fundos Comunitários e do Orçamento Regional, tendo sido orçada em 1.161.228,00 euros.

O PSD considera que este "é bom exemplo daquela que tem sido a aposta e o investimento do Governo Regional na preservação, salvaguarda e promoção do património edificado da Região".

"Fruto de um trabalho minucioso, articulado e organizado de mais de três dezenas de profissionais, entre conservadores-restauradores, carpinteiros e outros técnicos, de várias nacionalidades, a obra de Restauro dos Tectos Mudéjares da Sé do Funchal é um passaporte cultural e turístico para conceder maior visibilidade nacional e internacional à Catedral e à Região". Grupo Parlamentar do PSD

Foi também destacado o "reforço do Governo Regional no que ao percurso histórico-cultural da cidade do Funchal e da Região diz respeito, que veio contribuir para a reabilitação de todo o património arquitectónico, cultural, artístico, histórico e arqueológico da Madeira".

"É um exercício único de cidadania que visou consciencializar a população para a riqueza do que na Madeira existe e para a importância de preservar para melhor dar a conhecer aos outros", salienta o comunicado.

"Aliás, ainda neste âmbito, importa salientar que a preservação e salvaguarda do património, e neste caso particular da Sé do Funchal, que fora classificado como Monumento Nacional em 1910, é igualmente uma ilustração de como bem reproduzir e executar até as políticas e as verbas europeias, melhorando a idiossincrasia cultural dos seus Estados". Grupo Parlamentar do PSD.