Madeira

Tabagismo é a principal causa de morte evitável

Hoje, dia 31 de Maio, evoca-se o 'Dia Mundial Sem Tabaco'.

None

O tabagismo constitui na principal causa de morte evitável e é um dos principais problemas de saúde pública. Hoje é evocado o 'Dia Mundial Sem Tabaco'.

Criado pelos países-membros da Organização Mundial de Saúde, em 1987, este dia tem como principal objectivo consciencializar para os efeitos nocivos do tabaco e os riscos para os fumadores passivos.

No SESARAM existem 10 centros de saúde e um hospital - Hospital dos Marmeleiros - que disponibilizam à população a consulta da cessação tabágica. Esta consulta é multidisciplinar e conta com uma equipa constituída por um médico, um enfermeiro, um psicólogo e um nutricionista.

Em 2021 tregistaram-se 7.309 consultas - nos centros de saúde e hospital - sendo 2.419 consultas médicas e 4.369 consultas de enfermagem (presencial e não presencial). As restantes dizem respeito a consuktas de psicologia e nutrição, realizadas pelos profissionais da equipa multidisciplinar, refere o Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, em comunicado.

No que diz respeito a este ano, já foram registadas "um total de 2.261 consultas" - nos centros de saúde e hospital - sendo que 749 dizem respeito a consultas médias, 1.344 são consultas de enfermagem (presencial e não presencial) e as restantes, consultas de psicologia e nutrição.

No primeiro mês de tratamento, as consultas médias e de enfermagem são semanais. Nos 2.º e 3.º mês, as consultas médias e de enfermagem são quinzenais.

Do 4.º  e até aos 12 meses, as consultas têm periodicidade mensal. Após o primeiro ano, as consultas passam a ter uma periodicidade trimestral.

"As consultas de nutrição têm uma periodicidade mensal no primeiro semestre, passando a ter um carácter trimestral até ao final do segundo semestre. Findo o primeiro ano, os utentes são seguidos semestralmente. Esta periodicidade poderá, contudo, ser alterada consoante os objectivos terapêuticos. As consultas de psicologia clínica têm periodicidade variável. Nestes tratamentos além da instituição de terapêutica farmacológica, é fundamental o aconselhamento prestado bem como a intervenção comportamental". SESARAM

A consulta de cessação tabágica está disponível nos seguintes centros de saúde: Bom Jesus, Câmara de Lobos, Nazaré, Porto Santo, Santo António, Santa Cruz, São Vicente, Ponta do Sol e em breve na Calheta.