Madeira

Turmas da Francisco Franco fazem visita à Quinta Vigia

None
Foto: DR

Duas turmas de Ciência Política do 12º ano (turmas 15 e 16), da Escola Secundária Francisco Franco, foram ontem, recebidas na Quinta Vigia, pelo presidente do Governo Regional (GR), Miguel Albuquerque.

A visita foi dividida em dois momentos: primeiramente, no interior da residência oficial, Miguel Albuquerque, lembrou a história e estórias da conquista da autonomia madeirense, sobretudo desde a Revolta da Madeira de 1931, passando pelo período do Estado Novo seguindo-se da Revolução do 25 de Abril de 1974, não esquecendo também o 25 de Novembro de 1975, outro instante fundador da democracia.

Esta explicação do presidente do GR durou cerca de 35 minutos.

Neste primeiro momento da visita foram feitas perguntas por parte dos alunos e lançado o repto para que os jovens continuassem a lutar pela autonomia da Região, mesmo quando saíssem para prosseguir estudos.

O segundo momento da visita foi concretizado no exterior, nos jardins do espaço da antiga Quinta das Angústias, nome devido à capela anexa ao edifício principal que evoca nossa Senhora das Angústias – construída em 1662 – mas, que mais tarde, e em consequência da sua localização privilegiada, passa a denominar-se Quinta Vigia, presumivelmente por ter existido neste espaço um posto de vigia para dar o alarme de ataques de corsários ou de navios inimigos.

O jardim serviu ainda de palco para um lanche oferecido aos cerca de 40 alunos da Escola Secundária de Francisco Franco.

"Agradecemos a excepcional disponibilidade e hospitalidade de todo o pessoal que tornou possível esta visita, e em particular a conversa (e explicação) de S. Ex.ª, o Presidente do Governo Regional, Dr. Miguel Filipe Machado de Albuquerque",  conclui a escola no comunicado enviado.