Madeira

Governo Regional enaltece a “enorme festa” do Mercado Quinhentista

Machico é “o lugar certo para esta grande evocação histórica”, diz Eduardo Jesus

None

Envolvido pelo ‘mar de gente’, o secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, assistiu esta tarde ao desembarque e Cortejo da Aguada, mais um dos inúmeros eventos que marcam esta XV edição do Mercado Quinhentista, em Machico.

Embora o evento seja actualmente uma co-organização da Escola Básica e Secundária e da Câmara Municipal de Machico, o governante fez questão de “relembrar que tudo isto nasceu na Escola Básica e Secundária de Machico, que está na origem deste evento que atrás de si trás toda a comunidade local e não só, e que faz com que Machico se transforme nesta enorme festa que hoje estamos aqui a presenciar e que marca sem dúvida alguma o calendário dos eventos na Madeira”, começou por registar.

O facto do Mercado Quinhentista já fazer parte do calendário oficial de eventos turísticos e cada vez mais atrair as atenções de visitantes, Eduardo Jesus defende que “nenhum evento deve ser pensado exclusivamente para aqueles que nos visitam. Somos um destino turístico, mas antes disso somos uma ilha onde vivem pessoas e os eventos devem ser primeiramente para essas pessoas e só depois ficar ao serviço da componente do turismo”, apontou.

Por outro lado enalteceu a componente histórica da recriação mediaval, por entender que a mesma “ajuda-nos a afirmar esta nossa identidade”, mas mais do que isso, recorda que “Machico foi o primeiro sítio onde desembarcaram os descobridores, é a primeira cidade ao fim ao cabo da Região, e é sem dúvida alguma o lugar certo para esta grande comemoração que é uma evocação histórica que marca a nossa identidade e simultaneamente faz a através da tal comunidade educativa um veículo transmissor de toda esta mensagem cultural”, afirmou. Reforça que “é muito importante que este evento nunca perca esta lógica cultural baseada na História da Madeira”, concretizou.

O Governo Regional, através da Secretaria Regional de Turismo e Cultura, celebrou um protocolo de desenvolvimento e cooperação no âmbito da promoção e animação turísticas com a Associação de Recriação Histórica de Machico, tendo em vista a execução desta XV edição do Mercado Quinhentista. A iniciativa que acontece este fim-de-semana em Machico, este ano sob a temática ‘Água, Sangue da Terra’, conta com um apoio financeiro de 18 mil euros.