Madeira

Eduardo Jesus comenta “banalidades” proferidas pelo bastonário da Ordem dos Economistas

Governante reage à entrevista de António Mendonça ao DIÁRIO

None

O entrevistado da edição do DIÁRIO desta quinta-feira, António Mendonça, bastonário dos Economistas, refere ser “urgente pensar o turismo e a economia regional”. O secretário Regional de Turismo e Cultura, embora pense ser desnecessária uma reacção por parte do Governo Regional, acabou por se pronunciar sobre a entrevista, caracterizando as palavras de António Mendonça como “generalidades e banalidades.”

Julgo que o Governo Regional não tem de reagir à entrevista do senhor Bastonário, mas dada esta oportunidade de pronunciar sobre as generalidades e banalidades que constituíram a sua apreciação ao sector turístico da Madeira, importa lembrar que a Madeira é a única região de turismo de Portugal que tem um POT – Plano de Ordenamento do Turismo, um instrumento de planeamento deste sector, que vigora até 2027. Não conhecemos mais nenhuma região nacional com esta visão de longo prazo, onde se definem as condições de evolução deste sector e onde se prevê reacções a essa mesma evolução. Eduardo Jesus, secretário Regional de Turismo e Cultura

O governante referiu, ainda, a diferenciação do produto turístico regional e certificação da sustentabilidade económica, social e ambiental, o que "faz de nós uma região com uma preocupação a médio-longo prazo, onde o pensamento sobre o sector do turismo é permanente." Referiu também os bons indicadores que o turismo vem apresentando em recentes meses.

O secretário Regional afirma que as declarações de António Mendonça revelam "um desconhecimento profundo do que é a realidade regional".

Oiça a reacção completa de Eduardo Jesus à entrevista a António Mendonça: