Madeira

Abertura do XIII Congresso de Educação Artística com conferência do professor Jorge Ramos do Ó

Edição deste ano decorre na Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia, entre os dias 7 e 9 de Setembro

None

A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através do Conservatório - Escola Profissional da Madeira volta a organizar no início de Setembro o Congresso de Educação Artística, que vai na sua XIII edição. O evento vem servir de espaço de arranque do novo ano lectivo para os professores e investigadores das áreas da educação artística, alunos e agentes ligados ao sector da educação e cultura.

A edição deste ano decorre na Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia, entre os dias 7 e 9 de Setembro. O prazo para inscrições antecipadas com desconto termina no dia 30 de Junho, pelo valor de 25 euros. 

Na sua décima terceira edição, o evento visa dar palco aos professores que queiram divulgar as suas boas práticas, possibilitar aos investigadores partilharem os resultados das suas investigações, disponibilizar um conjunto muito alargado e variado de oficinas de formação de curta duração, em diferentes áreas artísticas e contribuir para a inovação educacional no domínio das artes.

A sessão de abertura do congresso contará com uma conferência a cargo do professor Jorge Ramos do Ó. 

Jorge Ramos do Ó realiza a conferência de abertura

Jorge Ramos do Ó é Professor Associado com Agregação no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e professor convidado na Universidade de São Paulo, onde tem lecionado sobretudo nas áreas da história da educação, história cultural e teoria do discurso. É Coordenador científico do Programa Doutoral em Educação Artística na UIDEF - Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Portugal. As suas publicações incluem estudos em história cultural e política, com ênfase particular no período do Estado Novo (1933-1974), bem como em história da educação e da pedagogia em Portugal, analisadas numa longa cronologia (séculos XIX e XX). Para além de diversos artigos, comunicações e trabalhos em co-autoria, tanto em revistas científicas como em monografias, publicou os seguintes livros: O lugar de Salazar: Estudo e Antologia, 1990, Os anos de Ferro: O Dispositivo Cultural durante a política do Espírito(1933-1949), 1999, O Governo de si mesmo: Modernidade Pedagógica e Encenações Disciplinares do aluno Liceal (último quartel do século XIX ? meados do século XX), 2003, Modernidade Pedagógica: Estudos Comparados Portugal-Brasil (1820-1960), 2008, e Ensino Liceal (1836-1975), 2009. Coordenou projetos de investigação financiados por instituições como a Casa Pia de Lisboa, o Ministério da Educação e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia. É o editor da Sisyphus - Journal of Education.