A Guerra Mundo

Portugal acompanhará reforço de tropas de "forma adequada às suas circunstâncias"

Foto EPA/J.J. Guillen
Foto EPA/J.J. Guillen

O primeiro-ministro, António Costa, disse hoje que Portugal participará de "forma adequada às circunstâncias" do país no anunciado reforço de tropas da NATO.

"Aguardamos que o comando da NATO faça uma precisão da distribuição das capacidades que são necessárias e da nossa contribuição", afirmou António Costa à chegada à cimeira da NATO que arranca hoje em Madrid.

A NATO vai aprovar nesta cimeira o reforço da sua presença em países do leste europeu e das tropas em prontidão, neste caso, de 40 mil para mais de 300 mil militares, segundo o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, na sigla em inglês), Jens Stoltenberg.

António Costa sublinhou que este aumento de oito vezes das tropas em prontidão é um aumento global e "não quer dizer que cada país aumente oito vezes a sua disponibilidade".

"Nós participaremos da forma adequada àquilo que são as nossas circunstâncias e ao forte reforço que temos vindo a fazer ao longo dos anos, que iremos prosseguir, tendo em vista cumprir os objetivos que em 2014 foram assumidos para reforço do nosso investimento em defesa", afirmou.

O primeiro-ministro lembrou que Portugal tem "incrementado bastante" este ano a participação em forças nacionais destacadas no âmbito da NATO

"Este ano temos uma forte presença na Roménia, vamos continuar seguramente a ter e acompanharemos esse reforço", afirmou.