Madeira

Costa madeirense será vigiada por drones em 2023

Base da operação deverá ser instalada no Porto Santo

None
Foto: Rui Silva/ ASPRESS

O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro, garantiu esta quarta-feira, 22 de Junho, que a costa da Região Autónoma da Madeira será vigiada, a partir de 2023, por drones.

A vigilância por drones da costa marítima madeirense deverá começar a ser testada já em Outubro deste ano.

O anúncio foi feito em resposta a uma questão colocada pelo Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, sobre a fiscalização das áreas marítimas, o caso das ilhas Desertas.

O Almirante António Silva Ribeiro avançou também que em Julho será testada uma viagem de drone de 500 milhas entre Portimão e o Porto Santo.

À comunicação social, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, explicou que, a Força Aérea está equipada com drones de 40 quilos "com capacidade para operar em ambientes e em circunstâncias mais exigentes, do ponto de vista climático, sobretudo dos ventos", que já operam na vigilância das florestas. 

Esses drones serão testados na vigilância da costa marítima portuguesa, incluindo o território marítimo da Região Autónoma da Madeira. 

No último trimestre deste ano vamos testar os drones na vigilância da costa da Região Autónoma, depois de uma fase de vigilância de treino, estimamos que  no inicio de 2023 possamos ter uma capacidade residente de vigilância com drones.  Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro

Neste momento, avançou, as entidades militares estão a estudar local onde será estabelecida a base dos drones na Região, sendo o Porto Santo uma grande probabilidade. 

Nesta fase de estudo, estamos a ponderar a base para instalação desses drones. Evidentemente que o Porto Santo tem as condições óptimas para se poder instalar ali a base da operação, fruto das capacidades que a Força Aérea já lá tem instalada é muito provável que a base dos drones seja no Porto Santo.  Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro