Artigos

Continuar estudos. Onde e em que condições?

A Universidade da Madeira (UMa) constitui, neste contexto, uma excelente escolha para os estudantes candidatos ao ensino superior.

Vivemos atualmente a fase em que os estudantes candidatos ao ensino superior se encontram a preparar a sua vida académica para os próximos anos. Envolvidos em exames e, simultaneamente, pressionados pelas expetativas que se lhes oferecem, os nossos estudantes desejam naturalmente fazer as melhores escolhas. Nesse sentido, o título do presente artigo pretende dar expressão a algumas questões pertinentes que devem ser colocadas na hora da decisão.

Em anteriores intervenções, chamei a atenção para as habituais controvérsias sobre a validade ou não do investimento na formação superior dos nossos jovens, como forma de obterem vantagens futuras, aquando da sua inserção no mercado de trabalho, após a obtenção do seu grau académico. Muitos estudos têm sido realizados sobre este tema. Na maioria dos casos, coincidem na conclusão de que, a habilitações escolares mais elevadas, corresponde uma maior probabilidade de compensação profissional e, por via disso, melhor índice remuneratório.

Estamos, portanto, perante uma expectativa que antecipa, para todos os que enveredarem por continuar estudos ao nível do ensino superior, quer escolhendo a formação mais profissionalizante dos cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP), quer nas formações no âmbito dos graus de licenciatura, mestrado e doutoramento, uma vantagem que lhes será muito útil no futuro.

Temos, porém, de saber que a formação de nível de ensino superior, para que obtenha as vantagens que se pretendem, tem de ser garantidamente de qualidade, além de exigir dos estudantes empenho e dedicação, de modo a adquirirem os melhores conhecimentos e competências.

A Universidade da Madeira (UMa) constitui, neste contexto, uma excelente escolha para os estudantes candidatos ao ensino superior.

À semelhança das outras universidades, a UMa tem os seus cursos acreditados pela Agência de Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e possui programas de mobilidade, a exemplo do programa ERASMUS, que permite aos nossos estudantes ter, em um ou dois semestres, uma experiência académica fora da Região. Nesse sentido, a escolha pela Universidade da Madeira, associada à qualidade dos seus cursos, à ação educativa de proximidade, bem como às oportunidades de interação com outras culturas, constitui certamente uma opção a considerar.

Esta opção é tanto mais acertada quanto está de acordo com a nossa convicção de que, no tipo atual de sociedade de informação, comunicação e conhecimento, que fez esbater as distâncias físicas, é de valorizar a retenção de talentos, formando-os para que, sem deixarem de interagir com o exterior, permaneçam no nosso sistema, contribuindo ativamente para o desenvolvimento da Madeira.

Contamos com todos os que connosco querem construir esse futuro.