Mundo

Boris Johnson felicita Isabel II pelo "notável" reinado de 70 anos

None
FOTO EPA/ANDY RAIN

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, felicitou hoje a rainha Isabel II pelo seu "notável Jubileu de Platina", efeméride que começou esta quinta-feira a ser comemorada com uma preenchida agenda de eventos.

"Parabéns a Sua Majestade a Rainha pelo seu notável Jubileu de Platina", escreveu Boris Johnson numa mensagem publicada na rede social Twitter.

Hoje de manhã, em Londres, Boris Johnson assistiu com a mulher Carrie ao tradicional 'Trooping the Colour', um colorido desfile que reúne os vários regimentos das forças armadas britânicas, evento que deu início às celebrações oficiais dos 70 anos de reinado de Isabel II.

Na mesma publicação no Twitter, o líder conservador dirigiu-se à soberana e afirmou que "o país inteiro, a Commonwealth [organização que congrega Estados e territórios que integraram no passado o império colonial britânico] e o mundo" lhe estão gratos "pelo seu trabalho e serviço inabaláveis".

"Vivat Regina Elizabetha! God Save The Queen!", concluiu Johnson na mesma mensagem, que é acompanhada por uma fotografia da rainha Isabel II.

Também hoje, através de uma nota informativa, o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, felicitou, em nome dos Estados Unidos, a monarca britânica.

"Os 70 anos de serviço sem precedentes de Sua Majestade ao Reino Unido são uma inspiração para os americanos, que admiram profundamente a rainha e estão gratos pelas suas décadas de amizade com os Estados Unidos. Através da nossa relação especial, história comum e valores partilhados, trabalhamos em conjunto para defender a democracia, os direitos humanos e o Estado de direito em todo o mundo", referiu o breve comunicado da diplomacia norte-americana.

Blinken destacou que os dois países colaboram de forma muito estreita "em todos os desafios e oportunidades significativos" à escala mundial, frisando ainda que Washington e Londres são parceiros muito próximos.

Isabel II, de 96 anos, apareceu hoje na varanda do Palácio de Buckingham, em Londres, no primeiro dia das celebrações dos seus 70 anos de reinado, sendo longamente aplaudida por dezenas de milhares de pessoas que ali se reuniram.

Num primeiro momento, Isabel II foi acompanhada pelo duque de Kent, seu primo e coronel da Guarda Escocesa -- um dos regimentos de elite da Guarda Real Britânica -, e saudou os participantes no desfile 'Trooping the Colour'.

Posteriormente, a rainha assistiu a um espetáculo da Royal Air Force, com a participação de mais de 70 aparelhos aéreos, desta vez acompanhada por membros da família real que têm funções oficiais e os seus filhos.

Isabel II é a rainha britânica com maior longevidade e também com o mais longo reinado.

As festividades do Jubileu de Platina da monarca britânica, que nos últimos meses tem exibido uma crescente fragilidade, vão prolongar-se durante quatro dias, até 05 de junho (domingo).