Madeira

Noite tropical no Funchal

Temperatura mínima do ar não desceu dos 20,5ºC na 'baixa' da cidade

None

Foi tropical a última noite na cidade do Funchal, ao registar temperaturas do ar sempre acima dos 20 graus Celsius (ºC). Os valores extremos da temperatura mínima do ar coincidiram nas duas estações meteorológicas do IPMA instaladas na ‘baixa’ da cidade. Tanto no Observatório como no Lido, a temperatura mínima durante toda a noite foi de 20,5ºC. No Lido, este valor foi registado pelas 05:20, enquanto no Observatório, tal verificou-se já pela alvorada, às 06:30.

Durante a madrugada deste domingo, dia 19 de Junho, o Funchal/Lido foi também a estação que registou a temperatura do ar mais alta, ao atingir 21,3ºC pela 01:10, ou seja, a variação térmica na cidade não passou dos 0,8ºC.

Uma décima evitou o regresso das ‘noites tropicais’ no Funchal

Esta sexta-feira, dia 17, a temperatura mínima do ar mais alta foi de 19,9ºC

Orlando Drumond , 18 Junho 2022 - 10:13

A dois dias solstício de Verão o Funchal volta assim a registar noite tropical. A última vez que tal havia ocorrido foi há dois meses, mais precisamente no dia 17 de Abril. 

Temperaturas mínimas do ar de valor igual ou superior a 20ºC é de resto uma realidade habitual em localidades junto da orla costeira, nomeadamente no Funchal e em Porto Moniz, sobretudo durante a estação do Verão.

Esta noite tropical foi um exclusivo do Funchal, embora durante a noite a temperatura do ar tivesse temporariamente estado acima dos 20ºC em localidades como o Porto Moniz, Santa Cruz/Aeroporto e Ponta do Sol/Lugar de Baixo.

A destacar ainda que o extremo da temperatura mínima em toda a rede de estações meteorológicas do IPMA na Região (20 na Madeira, 1 em Porto Santo) situou-se nos dois dígitos. O registo mais frio foram 11,1ºC (05:30) no Chão do Areeiro.

Assinale-se ainda que até ao amanhecer deste domingo, dia 19 de Junho, havia registo de ocorrência de precipitação, pouco significativa, nomeadamente na costa Norte e leste da ilha da Madeira, assim como, em Porto Santo.