País

Nove distritos sob aviso amarelo devido ao tempo quente, 60 concelhos em risco máximo de incêndio

Foto PAULO NOVAIS/LUSA
Foto PAULO NOVAIS/LUSA

Nove distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de tempo quente, com temperaturas que podem chegar aos 39 graus Celsius (ºC) em Évora, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Sob aviso amarelo estão os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora e Beja.

O aviso amarelo (o menos grave de uma escala de três) é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente tempo quente com períodos de céu muito nublado, subida da temperatura máxima no litoral, neblina ou nevoeiro matinal na faixa costeira a norte do Cabo raso.

A previsão aponta também para aguaceiros, que localmente serão acompanhados de trovoada, granizo e rajadas de vento, em especial nas regiões Norte e Centro.

Está ainda previsto vento fraco a moderado do quadrante sul, soprando por vezes forte nas terras altas.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 15ºC em Viana do Castelo, Braga e Leiria e os 23ºC em Portalegre e as máximas entre os 30ºC em Aveiro e os 39ºC em Évora.

Risco de incêndio afecta seis dezenas de concelhos

Cerca de 60 concelhos de oito distritos de Portugal continental apresentam hoje um perigo máximo de incêndio devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em perigo máximo de incêndio estão concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança.

O IPMA colocou também mais de 60 concelhos dos distritos de Braga, Coimbra, Leiria, Beja, Faro, Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança em perigo muito elevado de incêndio.

O perigo de incêndio vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até domingo devido à previsão de tempo quente.

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.