Madeira

Equipa de Ana Isabel Freitas vence eleições na Jaime Moniz

None

Ana Isabel Freitas e a sua equipa voltaram a merecer a confiança dos eleitores para mais um mandato à frente do Conselho Executivo da Escola Secundária Jaime Moniz para o quadriénio 2022-2026. Saiu vitoriosa a equipa que quer fazer da Jaime Moniz uma “Escola de referência” na Região, com 75.4% dos votantes.

O ato eleitoral decorreu ao longo do dia de hoje, entre as 8 e as 16 horas, com grande adesão de toda a comunidade. Apresentou-se a escrutínio uma única lista (A) e, dos 317 votantes, 239 votaram a favor. Contaram-se ainda 32 votos brancos e 46 nulos.

Ao nível da Comunidade Educativa, pessoal não docente, dos 57 votantes, venceu a lista C (25), seguida da A (19). No âmbito do pessoal docente, votaram 226 inscritos, sendo que a lista A obteve 194 votos, 14 brancos e 18 nulos.

A equipa de Ana Isabel Freitas assumiu o desafio de mais um mandato eleitoral por “uma Escola comprometida na construção do futuro das novas gerações”. A presidente conta ainda com os vice-presidentes, José Odílio Freitas, Maria Zita Carvalho, Ricardo Abreu e Nita Vasconcelos. Maria José Jardim e Manuel Celestino Olim são também os representantes do Conselho Executivo no anexo da ESJM. Uma equipa com experiência na liderança escolar de uma instituição de referência e centenária como é a Jaime Moniz, com “gosto pelas questões relacionadas com a gestão e a liderança escolares”, motivada, com “sentido de serviço”, ingredientes considerados fundamentais para “ser uma Escola de e para todos.

Nos últimos quatro anos, a mesma equipa – agora refrescada com dois novos elementos, Nita Vasconcelos e Ricardo Abreu, com as saídas de Doroteia Teixeira e Francisco Estêvão, ambos com um longo e meritório trabalho no conselho Executivo, que saem por motivos de aposentação – confrontou-se com alguns obstáculos e desafios, com as novas formas de pensar a escola e o ensino em geral, bem como com o inesperado e fraturante problema da pandemia. Todos os desafios foram superados com espírito de equipa, auscultação dos vários atores da escola, espírito de missão e trabalho constante no terreno, permitindo assim conduzir com firmeza e eficácia a instituição. No plano de ação sujeito a escrutínio pode ler-se: “A nossa missão, a nossa visão e os valores definidos no nosso Projeto Educativo (2018-2022) adquiriram um sentido mais premente para nós: desenvolver nos alunos conhecimentos, competências, capacidades e atitudes, com vista à sua adaptabilidade num mundo em permanente mudança, numa escola onde a tradição e a inovação se encontram. Assegurar uma educação de qualidade para todos, assente nos valores do respeito, responsabilidade, exigência e cidadania nortearam a ação de toda a comunidade educativa”.

A candidatura vitoriosa centra a sua intervenção em dois pilares: adquirir uma herança e projetar um futuro. “A Escola Secundária Jaime Moniz é herdeira de um património notável no campo da educação, com 185 anos, e pretende continuar a formar os alunos que anualmente a procuram. O objetivo é manter o compromisso ético com a aprendizagem de todos os alunos, proporcionando-lhes um ensino de qualidade, exigente assente numa “pedagogia de trabalho”, citando Nóvoa, resultado de um encontro entre professores e alunos”.

No seu programa eleitoral, a equipa que gere os destinos da ESJM pretende manter uma oferta formativa diversificada, fomentar condições para uma aprendizagem de qualidade para todos os alunos, continuar a incentivar a reflexão sobre as práticas letivas nos departamentos e grupos disciplinares e fomentar a participação e manter práticas de trabalho cooperativo e colaborativo, inspirada por uma liderança que valoriza uma pedagogia de trabalho.