Madeira

Secretaria do Mar e Instituto de Qualificação formam jovens para trabalhar na aquacultura

Secretário regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, foi conhecer as bases do curso Técnico de Aquicultura, que decorre, no Centro de Maricultura da Calheta

None

O secretário regional de Mar e Pescas, Teófilo Cunha, foi conhecer as bases do curso Técnico de Aquicultura, que decorre, no Centro de Maricultura da Calheta (CMC), projecto formativo desenvolvido no âmbito da 'Acção Capacitar'.

O governante fez-se acompanhar da presidente do Instituto de Qualificação, Sara Estudante Relvas, da directora regional do Mar, Mafalda Freitas, e do director do Centro de Maricultura, Carlos Andrade.

Teófilo Cunha trocou impressões com os alunos e inteirou-se sobre os vários aspectos da formação prática que os formandos estão a receber, quer através das entidades públicas quer das privadas que integram o sector.

Alguns dos formandos estão em rotatividade entre o CMC, onde ocorre a investigação e as duas empresas privadas com interesses na aquicultura, um sector que em 2021 atingiu 1.627 toneladas de dourada produzidas e gerou um volume de negócio de 7,7 milhões de euros.

O curso de Técnico de Aquicultura é uma 'Acção Capacitar”, promovida pelo Instituto de Qualificação em colaboração com a Direção Regional do Mar (DRM).

Dos 11 alunos inicialmente inscritos, 8 estão a concluir a formação que os preparou para realizar as tarefas inerentes à actividade numa exploração aquícola com eficiência e autonomia, estando, portanto, aptos a entrar no mercado de trabalho.

A acção contemplou 18 módulos, num total de 600 horas de formação a que somam 315 de Formação Prática em Contexto de Trabalho.

O grupo de formadores contou com diversos elementos do Instituto de Qualificação, da Direção Regional do Mar, investigadores e ainda profissionais das empresas regionais do setor.

A formação prática conta com a colaboração de todos os envolvidos, permitindo aos formandos experienciar a aprendizagem teórica e desenvolver novas competências, traduzidas nos resultados de aprendizagem, de forma efectiva, para o cumprimento do perfil associado a esta saída profissional.

Estão envolvidos no projecto de estágio a DRM; CMC (DRM); Marisland; Marismar; Aquabaía.