Mundo

Irão e Venezuela celebram acordo de cooperação estratégica

None
Foto EPA

O Irão e a Venezuela celebraram hoje um acordo de cooperação estratégica, com duração de 20 anos, durante a visita do Presidente Nicolás Maduro a Teerão.

"Os dois países assinaram hoje um acordo de cooperação estratégica de 20 anos", assinalou, em comunicado, o Governo iraniano.

Maduro chegou a Teerão na sexta-feira com uma delegação que inclui ministros das Relações Externas, Agricultura, Comunicação, Ciência, Transporte e Turismo da Venezuela.

"Reconhecemo-nos como companheiros de luta", afirmou, na sexta-feira, o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em entrevista à televisão iraniana HispanTV, referindo-se à relação entre os dois países.

O Presidente da Venezuela referiu ainda que os dois países, que classificou como "revolucionários", partilham o objetivo de combater "o colonialismo, imperialismo e o racismo".

O Irão é um dos principais aliados do Governo de Maduro, sobretudo desde 2020, quando houve escassez de gasolina na Venezuela e Caracas recorreu ao Teerão para comprar este combustível.