País

Madeirenses voltaram a promover formação de catástrofe no continente

O novo curso decorreu entre 30 de Maio a 1 de Junho, em Viana do Castelo. Foto DR
O novo curso decorreu entre 30 de Maio a 1 de Junho, em Viana do Castelo. Foto DR

O Madeira International Disaster Training Center (MIDTC) promoveu uma nova edição do Curso Medical Response to Major Incidents (MRMI) no continente, desta feita em Viana do Castelo.

A formação decorreu entre 30 de Maio e 4 de Junho, numa iniciativa da Unidade local de Saúde Alto Minho e da Câmara Municipal de Viana do Castelo, contando com o apoio do Serviço de Saúde da RAM (SESARAM) e do Serviço Regional de Proteção Civil, que dispensaram alguns dos seus profissionais para que pudessem ministrar esta formação. 

Ao longo de uma semana, a equipa de instrutores, na sua maioria profissionais de saúde e da área da protecção civil da Madeira, está em Viana do Castelo para a realização de duas edições do curso MRMI. O primeiro curso terminou hoje, 1 de Junho, e permitiu formar 93 alunos. O segundo curso de gestão de catástrofe nesta região do Alto Minho inicia-se já manhã, 2 de Junho, e encerra no sábado, dia 4.

Este curso, MRMI, baseia-se num modelo de simulação avançada treinando toda a cadeia de comando, cenário do acidente, transportes, pré-hospitalar, gestão de hospitais face a cenários multivitimas, triagem, corredores de evacuação e estrutura da comunidade que possa utilizar na resposta a um incidente multivitimas, ou seja, numa catástrofe. Esta formação visa promover a diferenciação dos vários profissionais, dos vários níveis de responsabilidade, que atuam na resposta a incidentes de larga escala.

Neste curso participaram formandos das diferentes áreas com intervenção face a grandes incidentes com multivitimas, nomeadamente médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde, agentes de protecção civil, bombeiros, forças de segurança, INEM, Cruz Vermelha Portuguesa, professores, sociólogos, forças militares e de segurança, Polícia Judiciária, gestores, assessores de comunicação, jornalistas, entre outros.