Madeira

Áreas da Madeira com risco de inundação “ligeiramente mais reduzidas” no novo plano

Foto DR
Foto DR

Os dados preliminares para a actualização do Plano de Gestão de Riscos de Inundação, apresentados esta manhã na Secretaria Regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, apontam para uma redução das áreas que podem ficar alagadas em consequência dos eventos de precipitação intensa como o 20 de Fevereiro de 2010. Esta é a principal novidade do documento técnico que deverá entrar agora numa fase de discussão pública e depois vigorar no período 2022-2027.

Segundo a secretária regional Susana Prada, a redução das áreas com risco de inundação decorre de dois factores: as obras realizadas e a utilização de tecnologia LiDAR (Light Detection And Ranging) no levantamento de dados para a cartografia. “Apesar de ainda não termos os resultados finais, estou certa de que as áreas em risco vão ser menores porque estamos muito mais protegidos actualmente. Além disso, com esta cartografia tudo indica que as áreas que foram definidas anteriormente eram maiores e estas vão ser ligeiramente mais reduzidas”, descreveu a governante, à entrada para a sessão de apresentação, realizada no edifício do Campo da Barca.

Susana Prada assegura que “hoje estamos muito mais seguros do que estávamos em Fevereiro de 2010”. “Hoje temos mais reflorestação, temos açudes de contenção de carga sólida construídos, temos muralhas nas linhas de água, temos um funcionamento hidráulico muito melhor nas fozes das ribeiras e que permite que o escoamento se faça para o mar e não faça aquele efeito de rolhas que aconteceu no 20 de Fevereiro. Apesar de estarmos hoje bastante mais seguros e protegidos contra as aluviões, estamos a actualizar o plano de gestão de riscos de inundação”, completou.