Mundo

Tropas israelitas matam mulher palestiniana na Cisjordânia ocupada

Fiti Arquivo/Rostislav Glinsky/Shutterstock.com
Fiti Arquivo/Rostislav Glinsky/Shutterstock.com

Tropas israelitas mataram a tiro hoje uma mulher palestiniana que empunhava uma faca na Cisjordânia ocupada, de acordo com o Ministério da Saúde palestiniano.

Os militares israelitas disseram que um agressor armado com uma faca se aproximou de um soldado "que realizava uma operação de segurança de rotina", no norte da cidade de Hebron, na Cisjordânia ocupada, e os soldados abriram fogo.

As forças de segurança israelitas sublinharam que nenhum soldado foi ferido no incidente.

O Ministério da Saúde palestiniano declarou que a mulher, identificada como Ghafran Warasna, morreu depois de ser atingida no peito por tiros perto do campo de refugiados de Al-Aroub.

A violência intensificou-se nas últimas semanas, levando a operações quase diárias e detenções realizadas pelos militares israelitas em áreas administradas por palestinianos na Cisjordânia, após uma série de atentados em Israel que deixaram pelo menos 19 mortos.

As tensões aumentaram após o assassínio da jornalista palestiniana [que também possuía nacionalidade norte-americana] Shireen Abu Akleh, que trabalhava para a Al Jazeera, além de uma marcha ultranacionalista israelita realizada numa zona de maioria palestiniana no leste de Jerusalém.

Nas últimas semanas, pelo menos 35 palestinianos foram mortos pelas forças israelitas. Muitos destes estavam envolvidos em ataques ou confrontos com forças israelitas na Cisjordânia ocupada.

Vários grupos de direitos humanos dizem que Israel costuma usar força excessiva contra os manifestantes ou dissidentes.