Um sacerdote com compromisso social

O Padre Emanuel Eleutério Figueira de Ornelas nasceu no concelho de Câmara de Lobos, no dia 1 de abril do ano 1943. Aos 10 anos de idade, ingressou no Seminário Diocesano do Funchal, onde se revelou como aluno com qualidades excepcionais, tendo adquirido uma sólida formação em latim e em grego.

A sua ordenação sacerdotal aconteceu no dia 17 de dezembro do ano 1966. Por vontade própria e do bispo de então, Dom Francisco Santana, continuou os estudos em culturas clássicas, na Universidade Clássica de Lisboa. A sua vocação pelo ensino e pela cultura levou-o a Roma, no ano 1967, onde iniciou uma especialização em Teologia e Sagrada Escritura. Terminou esta licenciatura, no ano 1973, tendo nesse mesmo ano regressado à Madeira.

No ano lectivo 1973/74 leccionou a disciplina de Português, no então Liceu Jaime Moniz no Funchal. Foi igualmente professor desta disciplina, na Escola Preparatória Gil Eanes, em Câmara de Lobos, e na Escola dos 2.š e 3.š Ciclos do Estreito de Câmara de Lobos. Com a fundação da Universidade da Madeira, no ano 1998, foi convidado e leccionou as cadeiras de português, latim, grego e cultura clássica. Durante os 17 anos que esteve nesta Universidade, foi orientador de estágio de futuros professores e de técnicos superiores de biblioteca.

Em simultâneo com as actividades lectivas, foi responsável por duas paróquias: durante o ano 1991, esteve à frente da Paróquia de Santa Cecília, em Câmara de Lobos; no ano 1992, foi nomeado, por Dom Teodoro de Faria, Pároco de São Tiago no Jardim da Serra, onde trabalhou incansavelmente até ao ano 2014. Com a sua sabedoria e simplicidade, realizou um trabalho extraordinário, em diferentes domínios: foi Presidente da Direcção da Associação Cultural e Desportiva do Jardim da Serra, entre o ano 1995 ao ano 1997; participou na fundação do Grupo de Tocares e Cantares; criou as condições para a realização de um encontro anual de Coros Litúrgicos de Câmara de Lobos; com a sua influência, contribuiu também para que o Jardim da Serra fosse elevado à categoria de freguesia. Na sua actividade pastoral, dedicou especial atenção aos mais pobres, com a reactivação da Conferência de São Vicente de Paulo, e soube anular tensões e gerir conflitos existentes dentro da Paróquia. A sua passagem pelo Jardim da Serra, fica também registada, pelo facto de ter sido o responsável pela edificação da nova Igreja Paroquial de São Tiago, que foi aberta ao culto, no dia 15 de novembro do ano 2009.

Como reconhecimento pelo contributo prestado ao desenvolvimento sociocultural e espiritual da população do Jardim da Serra, a Junta e a Assembleia de Freguesia prestaram-lhe homenagem, no Dia da Freguesia, em 4 de julho de 2015. Esse reconhecimento foi reforçado, no ano 2019, pela Câmara e pela Assembleia Municipal de Câmara de Lobos, com a atribuição da Medalha de Mérito Municipal-Grau Ouro.

Presentemente, o Padre Emanuel Eleutério Figueira de Ornelas era vigário na Paróquia de São Sebastião e na Paróquia do Carmo, em Câmara de Lobos, e exercia as funções de Presidente da Assembleia Geral da CAL Cooperativa Liberdade, no Jardim da Serra. Teve uma existência muito difícil e, por vezes, incompreendida, na qual se entrecruzavam: o sonho e a dura realidade; a fragilidade e a sabedoria; a vontade de viver em comunidade, o isolamento e a pesada solidão. Infelizmente, foi explorado muitas vezes, por pessoas que abusaram da sua bondade e da sua generosidade. Com a sua partida, perdemos um amigo, um professor, um sacerdote e um grande humanista.

Muito obrigado pelo bem que espalhou entre nós. Até sempre, caro amigo Padre Emanuel Eleutério Figueira de Ornelas!

Manuel Neto