Madeira

Calhau da Lapa interdito

Autarquia encerrou espaço por não reunir condições de segurança necessárias

None

A Câmara Municipal da Ribeira Brava determinou esta terça-feira, 31 de Maio, a interdição total, por tempo indeterminado, do Calhau da Lapa, incluindo acesso, permanência e circulação no espaço, por este "não reunir as necessárias condições de segurança".

Em causa está a "aparente instabilidade da arriba, facto que pode propiciar derrocadas ou queda de pedras", lê-se no aviso emitido pela autarquia. A escarpa foi alvo de uma vistoria, tendo sido identificado "um maciço muito fracturado e descomprimido com blocos, que se apresenta em situação muito precária sobre edificações na base". 

Tendo em conta a afluência das pessoas e de muitos veraneantes que procuram este espaço para ir a banhos, sobretudo nos meses de Verão, o presidente da Câmara, Ricardo Nascimento, decretou hoje a interdição total deste espaço: circulação, permanência de pessoas ou utilização para qualquer fim ou actividade, incluindo o acesso, atravessamento ou a circulação a pé.

Na nota é indicado que o município vai proceder ao corte da energia eléctrica pública no local na próxima segunda-feira, 6 de Junho. 

Parte da circulação no local havia sido interdita no último sábado, 28 de Maio. Desta feita o Calhau da Lapa fica totalmente impedido por tempo indeterminado. 

Calhau da Lapa interdito devido à instabilidade da arriba

A Câmara Municipal da Ribeira Brava informa que o Calhau da Lapa, zona balnear situada no Campanário, está interdito devido à instabilidade da arriba na margem Este da Ribeira, detectada pelos rocheiros do Governo Regional, no âmbito de uma acção de prevenção e mitigação de risco de queda de pedras realizada naquela zona balnear.