Madeira

‘Corrida da Solidariedade para a Inclusão' acontece dia 4 de Junho

None
Foto: DR

A ‘Corrida da Solidariedade para a Inclusão' realiza-se a 4 de Junho, sábado, na Avenida do Mar.

No final da manhã de hoje, decorreu, no Mercado dos Lavradores, a apresentação da V Marcha/Corrida da Solidariedade, com a presença da secretária regional da Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade.

Este evento que já conta com cinco edições é organizado pela Associação Casa da Voluntário, ADCF – Garouta do Calhau, Núcleo Regional da Liga Contra o Cancro, CRIAMAR e Cruz Vermelha, Delegação da Madeira, em parceria com a Associação de Atletismo da Madeira.

“As camisolas para a corrida serão vendidas pelas instituições participantes, com o valor simbólico de 2 euros, que reverte a favor das referidas entidades”, disse Rita Andrade, sensibilizando a população a aderir a esta iniciativa.

“É uma forma de ajudar estas instituições que têm tido um papel tão relevante e que tanto têm ajudado a população que mais necessita, e, por esse motivo, são iniciativas como esta, tão diferenciadoras, que mantêm vivo o associativismo e a importância que este tem para a sociedade”. Rita Andrade,  secretária regional da Inclusão Social e Cidadania.

Já a vice-presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Rubina Leal,  recordou Carlos Freitas, desportista que se destacou na modalidade do atletismo durante quase duas décadas, e que faleceu no passado sábado.

Lembrou também a importância desta iniciativa, elogiando a ligação que se estabelece entre as várias instituições.

“É importante estarmos todos juntos, solidários, mas sempre com a inclusão em vista, temos de chegar às 10 mil pessoas, todos somos capazes de ajudar alguém", notou Rubina Leal.

Estiveram ainda presentes o vereador da Câmara Municipal do Funchal, Bruno Pereira, Egídio Olim, vice-presidente da Associação de Atletismo da Madeira e o representante da Comissão Organizadora, Ricardo Silva, Garouta do Calhau.

Este evento anual, interrompido durante dois anos devido à pandemia,  tem como objectivos dar mais um passo importante na realização de trabalhos e projectos comuns entre as várias Instituições de solidariedade social da Região, "promovendo o trabalho em rede, a partilha de experiências, a troca de conhecimentos bem como, promover junto da população a Solidariedade pela Inclusão, num trabalho que se quer em rede. Nas edições anteriores participaram mais de 5.500 pessoas, este ano, a comissão organizadora pretende atingir os 10.000 participantes", expliCa o comunicado enviado pela Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania.

A edição deste ano da Corrida da Solidariedade tem como padrinhos a nadadora recordista, Mayra Santos e Francisco Gouveia, atleta do Clube “Os Especiais”.

O Governo Regional associa-se, uma vez mais, à promoção da IV Marcha/Corrida da Solidariedade pela Inclusão.