5 Sentidos

'Bailinho da Madeira' é tema de trabalho discográfico

None
Foto: DR

Ontem, dia 30 de Maio, o hotel Saccharum, na Calheta, serviu de palco para a apresentação do primeiro trabalho discográfico do Grupo de Folclore da Calheta.

'Bailinho da Madeira' é o nome dado ao CD que reúne 14 temas musicais.

Ivone Sousa, presidente da Direcção do Grupo de Folclore da Calheta, explicou que o CD é o resultado de uma recolha feita junto da população mais idosa e dos contributos deixados pelos grupos existentes no concelho nas décadas de 80 e 90.

O trabalho, gravado no estúdio Paulo Ferraz, inclui "temas relacionados com as vivências de outros tempos, canções de romaria, de trabalho ou de tradições religiosas como a canção ao Espírito Santo”, explicou Ivone Sousa.

A presidente da direcção deste grupo de folclore agradeceu todos os que permitiram a esta associação desenvolver o seu trabalho quer seja através de actuações dentro e fora da Região ou pela eleição do Bailinho da Madeira como uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular de Portugal.

“Estamos orgulhosos”, disse relativamente ao trabalho ontem apresentado, assumindo ainda que o Grupo de Folclore da Calheta quer ser “uma instituição viva e dinâmica”.

Carlos Teles, presidente da Câmara Municipal da Calheta, afirmou que este é um sonho concretizado pelo grupo de folclore.

"Sentimos e vivemos o dia-a-dia e a forma como este grupo tem vivido a cultura e as tradições do nosso concelho. Somos testemunha disso”, sublinhou.

Presente na cerimónia, o secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, afirmou que o CD foi mais um momento em que a Calheta mostrou “a vitalidade que tem numa área que é fundamental" como a cultura.

Ressalvou o trabalho “exemplar” que autarquia local desempenha neste sector e que permite aos agentes culturais da Calheta "deixar um forte contributo para a afirmação dessa valia".

"O lançamento deste CD tem um significado especial”, referiu Eduardo Jesus.

“Há esta necessidade e obrigação de nos preservarmos, não só na memória, mas no nosso dia-a-dia, o que são os nossos hábitos, os nossos costumes, as nossas tradições. Tudo isto é o que compõe a nossa identidade e é isso que nos faz diferentes dos todos os outros. A identidade na cultura é um elemento fundamental”. Eduardo Jesus, secretário regional do Turismo e Cultura.

O governante acrescentou que este trabalho desenvolvido pelo Grupo de Folclore da Calheta é um "enorme contributo" para a Região.

A Secretaria Regional do Turismo e Cultura e a Câmara Municipal da Calheta apoiaram a concretização deste projecto