Desporto

"Ultra Skyrunnig Madeira é a maior operação de charme de Santana"

None Ver Galeria

A Ultra Skrunnig Madeira regressa a Santana para a sua oitava edição, este ano com mais inscritos que no ano anterior e com o apoio do DIÁRIO. São esperados mais de 600 atletas, de 30 nacionalidades, sendo que cerca de um terço dos participantes vem de fora da Região.

Os hotéis no Norte da ilha já sentem o efeito positivo da realização deste evento, que também vai dinamizar o comércio local, e que o presidente da Câmara Municipal de Santana, Dinarte Fernandes, considera ser “a maior operação de charme” que o concelho tem. No entanto, o autarca também relevou que anteriormente estava reticente em dar continuidade ao investimento nesta competição, mas agora mostra-se satisfeito por isso não ter acontecido.

Estou satisfeito por não deixarmos cair esta jóia da coroa que temos aqui, porque mais do que uma prova de corridas, é uma operação de charme, talvez a maior, que Santana tem em termos de eventos e isso é bom, pois torna a cidade apelativa, de uma forma positiva e moderna e isso é útil para quem investe aqui Dinarte Fernandes, presidente da Câmara Municipal de Santana

Na conferência de imprensa, que se realizou esta tarde na Quinta do Furão, Pedro Costa, director-geral da unidade hoteleira, que é um dos principais parceiros do evento, afirmou a importância de estar associado a um evento tão prestigiante como este e revelou que a taxa de ocupação encontra-se nos 100%. “É algo extraordinário. Eu já trabalho nesta área há mais de 30 anos e não me lembro de existir tanta procura para a Madeira como agora. Mas estamos muito felizes, porque toda a hotelaria em Santana está nos 100%, inclusive o alojamento local”, frisou, destacando que este é um factor potenciador para a economia de um concelho que não é dos mais ricos da Região.

Em representação do Governo Regional, David Gomes, director regional de Desporto, afirmou que se perspectiva mais uma “edição fantástica” desta prova “que promove aquilo que melhor temos que é a Natureza”, o que faz com que o Executivo queira continuar ligado a esta iniciativa. Por fim, Clara de Noronha, da Associação de Promoção da Madeira, sublinhou que o Ultra Skyrunnig Madeira é um evento "que tem pernas para continuar a crescer”.

Amanhã disputa-se a prova do quilómetro vertical e no sábado realizam-se os percursos de 10, 23 e 55 quilómetros. Nesta edição, também haverá uma corrida para crianças.