Boa Noite

Ameaças à imprensa livre são intoleráveis

A distribuição ilegal de conteúdos tem que ser punida de forma exemplar

Boa noite!

O mundo assinalou hoje a liberdade de imprensa, esse direito fundamental que não devia estar dependente de boas vontades e de sentidos de humor! Sobretudo num momento em que as ameaças à partilha da informação e do saber, que vão desde os desrespeitos pela propriedade dos conteúdos aos elevados custos das operações, configuram um ataque sem pudor ao pilar estruturante da democracia, o que merece luta intensa diária até à exaustão para que a autonomia editorial dos órgãos de comunicação social esteja a salvo de reles apetites, venham eles de onde vierem.

As ameaças são de vária índole, mas hoje voltamos a denunciar os que se apropriam sem pagar do que não lhes pertence. Nesta terça-feira fomos obrigados a notificar com desagrado um cidadão que bem conhecemos porque contribuiu para a distribuição ilegal da nossa edição num dos muitos grupos de WhattsApp, antros de partilha abusiva de bens alheios, alimentados por gente sem escrúpulos que pratica todos os dias um crime que tarda em ser punido.

Assinalar a liberdade de imprensa é oportunidade para reafirmar que os direitos a informar e a ser informado não podem ser condicionados nem limitados por estes devaneios delinquentes ou por manobras dos poderes, sejam eles quais forem, tenham ou não tribos activas de comentadores e hábitos de partilha de delírios em redes sociais.

Importa lutar sem hesitações para que a imprensa não seja beliscada na cadeia de valor para que assim possa servir e ser incómoda, nunca deixe de questionar e não perca o dever de escrutínio. Acreditamos que balizada por valores e sem preconceitos, consciente das pretensões dos poderes e com capacidade de gerir pressões de todos os quadrantes, sempre em benefício dos seus públicos, dificilmente será silenciada.

Da nossa parte tudo faremos para que a imprensa livre seja plural, motor da diversidade, líder nos debates, despertadora de consciências e aliada da cidadania.