Festa da Flor e do Vinho Madeira

Festa da Flor em jogo do 'Minecraft: Education Edition'

None

O 'Minecraft: Education Edition – Mundo da Festa da Flor' abre portas para as tradições do evento madeirense, conhecido internacionalmente.

Trata-se de um jogo educativo que, nesta vertente específica, permite conhecer melhor a Festa da Flor, com tarefas alusivas aos Tapetes de Flores, Muro da Esperança e até um Peddy Paper da Flora da Madeira. Enquanto isso, os alunos vão realizar tarefas associadas ao Português, à Matemática e às Ciências Naturais.

A iniciativa foi apresentada esta tarde, no auditório da escola da APEL, e contou com a participação do secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, e do secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus.

Marcaram também presença o director da Western Europe Education Sector da Microsoft, Rui Grilo, da directora da Educação e Filantropia da Microsoft Portugal, Sandra Martinho, e o presidente do Visionarium Portugal, Nuno Moutinho.

'Minecraft: Education Edition' é o jogo pedagógico de referência da Microsoft. Trata-se de uma plataforma de game-based learning e de colaboração para os estudantes desenvolverem competências nas áreas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e criatividade através das diversas actividades inovadoras que podem ser desenvolvidas, especialmente em contexto de sala de aula.

Neste âmbito, a Microsoft Portugal criou, em parceria com o Visionarium, o Mundo da Festa da Flor: um mundo de Minecraft personalizado à realidade da tradição da Festa da Flor, que pode ser utilizado em contexto de sala de aula e livremente por todos os alunos da Região Autónoma da Madeira (RAM) durante o mês de Maio.

Esta iniciativa visa também potenciar a celebração da Festa da Flor, com recurso ao jogo e às possibilidades do digital, como forma de envolver os mais jovens neste evento cultural, reforçar a sua importância e relevância a nível regional e divulgar esta importante celebração regional.