Madeira

“Ponta do Sol afirma-se como um dos polos culturais mais relevantes da actualidade”

None Ver Galeria

Na abertura da 6.ª edição do Festival Aqui Acolá, que começou esta manhã e decorre até domingo, Célia Pessegueiro, presidente da Câmara Municipal da Ponta de Sol, destacou o papel que o concelho madeirense vem ganhando no panorama actual da cultura.

"É com esta convivência natural de várias manifestações artísticas ao longo de décadas que a Ponta de Sol se afirma como um dos polos culturais mais relevantes na actualidade", frisou a autarca, justificando com a famosa expressão popular "não conheço, mas se vem à Ponta de Sol é porque é bom". 

Apesar dos pontos positivos desta afirmação, Célia Pessegueiro considera que esta ideia de confiança que a Ponta de Sol conquistou junto de um público criterioso "acarreta uma grande exigência" de reinvenção a cada novo evento, para que persista sempre os elevados níveis de qualidade e a cultura acessíveis a todos.

"A cultura representa no orçamento municipal 5% e é um dos nossos melhores cartões de visita, com efeito multiplicador em todas as restantes áreas da economia", enalteceu a autarca.

Após um interregno de dois anos, a sexta edição edição deste festival regressa "sem máscaras, em todos os sentidos" e promete oferecer "cultura e espectáculo de qualidade e variedade". Pela primeira vez, terá uma residência artística que resultará num documentário que "vai permitir levar ainda mais longe o nome deste festival e do concelho". Durante quase uma semana, a banda norte-americana 'Hércules and Love Affair' prepara a tournée mundial que se inicia em Junho, num concerto que apresentará em ante-estreia amanhã.

A programação junta cerca de 30 artistas nacionais e internacionais, nas mais variadas áreas, desde a literatura ao teatro, passando pela artes plásticas, músicas e artes tradicionais, trazendo, assim, à Ponta de Sol, "três continentes, partindo de Espanha até aos Estados Unidos e passando por Cabo Verde", sublinhou.

Durante quatro dias, cerca de 60 horas, 5 palcos, 4 salas de exposições e por várias ruas da vila será possível assistir, participar e viver as cerca de 40 manifestações artísticas desta edição do festival.

Tudo isto resulta apenas porque a Ponta do Sol tem características muito peculiares que a tornam o berço e o colo de um sem número de eventos que acontecem neste Festival e ao longo de todo o ano