Madeira

JPP quer ouvir cidadãos em lista de espera

None
Foto: DR

Esta manhã, o JPP, esteve na Assembleia Legislativa da Madeira (ALM), para abordar o tema da saúde.

“A saúde mantém-se na agenda de discussão, sendo um dos temas prioritários para o JPP”, referiu Élvio Sousa, porta-voz desta iniciativa.

O presidente do grupo parlamentar voltou a lembrar as iniciativas apresentadas pelo JPP “tendentes à valorização das carreiras dos profissionais de saúde e as várias medidas para melhor salvaguardar os direitos dos utentes”.

“Recordamos que actualmente, e segundo dados solicitados pelo JPP ao SESARAM já este ano, existem mais 54 mil atos médicos inscritos em lista de espera do que em 2015, e mais 10 mil referenciações do que em 2019, totalizando 118 412 mil atos médicos por realizar”.  Élvio Sousa.

“Estamos perante uma hecatombe, considerando que a população da Região ronda os 250 mil habitantes”, acrescentou.

Élvio Sousa enumerou vários exemplos: “Milhares de utentes que aguardam uma cirurgia, um exame ou uma consulta de especialidade; centros de saúde com listas de espera para marcação de uma consulta de medicina geral e familiar que superam meses; quando temos cerca 1.000 crianças a aguardar uma cirurgia, urge tomar medidas urgentes e concretas para melhorar a confiança do cidadão no setor”.

Para  o porta-voz desta iniciativa esta é "uma situação inédita na conjuntura actual” pois, “quem está a contribuir para a perda de confiança é a própria liderança demasiado política da saúde e os próprios intervenientes do PSD”.

Destacou ainda que a Região Autónoma da Madeira é a "única região do país" que "não fornece aos utentes um dos seus direitos basilares em saúde, nomeadamente, o de saber quanto tempo irão aguardar para um ato médico, situação esta que, além de insólita é ilegal".

“A imagem da Saúde na Madeira é, também, abalada quando temos o PSD, através da deputada Conceição Pereira, a troçar e a ridicularizar o programa de pequenas cirurgias criado pela Câmara Municipal de Santa Cruz, que já ajudou quase 200 famílias. Para além de revoltante, confirma o descrédito que se vive no sector".  Élvio Sousa.

Por fim, o líder parlamentar do JPP deixou um apelo à população:

“Todos nós conhecemos casos reais de famílias que sofrem anos a fio pela falta de capacidade de resposta na saúde, quando não têm capacidade financeira para se tratarem no privado. Estes utentes têm direitos adquiridos que não são respeitados. Por isso, peço aos cidadãos que nos façam chegar a sua situação particular”.  Élvio Sousa.