Madeira

Rita Andrade reage ao PS e esclarece "a verdade dos factos"

None

A secretária regional de Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade, reagiu ao PS, que a acusou de ter mentido, hoje, na Assembleia Legislativa da Madeira, afirmando que "uma vez mais, e como já vem sendo apanágio do PS Madeira, os factos são manipulados conforme convém".

Num esclarecimento emitido pelo gabinete da Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania (SRISC), é referido que aquilo que Rita Andrade "afirmou na Assembleia foi que, quando a Estratégia Regional de Inclusão Social e Combate à Pobreza começou a ser elaborada, em 2020, com a criação da Comissão de Acompanhamento para a sua elaboração, foram consultadas, em novembro desse mesmo ano, as instituições públicas e privadas, incluindo os representantes dos Municípios e os grupos parlamentares com assento na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, no sentido de obter contributos". Nessa fase, acrescenta a SRISC, "em que começava a ser elaborado o documento que daria origem à estratégia, e em que seria relevante obter contributos, o PS, em 2020,não apresentou qualquer contributo", sublinhando que foi essa a afirmação feita por Rita Andrade durante o debate potestativo desta manhã, que mantém "por ser verdade".

Rita Andrade relembra que "já em 2021, quase um ano depois, e apenas 12 dias após ter tomado posse" novamente como secretária regional, o PS "numa ação puramente propagandista, veio à porta da Secretaria, acompanhado pela comunicação social, solicitar esclarecimentos sobre a criação da Estratégia, aproveitando-se do momento de transição que acontecia, e depois de ter estado mais de um ano sem se preocupar com o assunto, que consideraram não merecer sequer um contributo, numa fase essencial, de base para a elaboração do documento final".

"Apenas após a elaboração da versão preliminar da Estratégia, e quando esta foi colocada a consulta pública já em 2021, por opção nossa, e por termos tido tão poucos contributos em novembro de 2020, veio, efectivamente,  o PS apresentar o seu contributo", esclarece a governante.

No que diz respeito à "falta de transparência no processo de consulta", que é referida pelo PS, a SRISC considera que esta é outra afirmação que não se compreende, uma vez que, tal como afirmado por Rita Andrade, hoje, no Parlamento, "após recolhidos os contributos, foi elaborado o Relatório de Processo de Consulta Pública, que está publicitado na página da internet da SRIC desde dezembro de 2021, e que contém a análise dos contributos e intervenções de todas as partes". E acrescenta: "Não era obrigatório fazê-lo, mas quisemos colocar a Estratégia a consulta pública, e fizemo-lo. Elaborámos e publicamos o Relatório dessa consulta pública na nossa página eletrónica, cumprindo com os requisitos de transparência e rigor, logo em dezembro de 2021, antes da aprovação da versão final da Estratégia. O Partido Socialista continua distraído e a deturpar afirmações e factos conforme lhe é mais conveniente".

"Mais importante do que discutir timings de contributos é a conclusão da Estratégia e a mesma já estar a ser operacionalizada no terreno", conclui Rita Andrade, questionando o PS: “afinal quem está mentir?”.