Madeira

EB23 Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade participou na limpeza da Praia Fajã dos Padres

None

No dia 5 de Maio, a turma B, do 8.º ano, da Escola básica 2.º e 3.º ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade juntaram-se aos alunos do clube Eco-Escolas, para uma visita de estudos à Fajã dos Padres, que decorreu entre as 9h00 e as 15h00. A actividade estava inserida no projecto 'Brigada #AMARoMar'.

Esta iniciativa está inserida no projecto interdisciplinar da turma 8.ºB, intitulado 'Poluição - Oceanos de Lixo'.

A 'Brigada  #AMARoMar' é um projecto nacional que pretende alertar para a problemática do lixo marinho e desta forma, esta iniciativa pretendeu sensibilizar, através de dois técnicos do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza (IFCN), estes aluno.

Foi entregue um kit de limpeza de praia (luvas, sacos reutilizáveis para recolha de resíduos, uma prancha em cartão, com uma ficha de monitorização para registo do lixo recolhido e ainda uma pinça 'apanha-lixo' disponibilizada a alguns grupos) a grupos de estudantes.

O resultado desta limpeza foi uma recolha considerável de lixo de diversos tipos. Os resíduos foram ainda sujeitos a pesagem e seguidamente procedida à sua separação, conforme tipologia.

Os dados foram registados nas grelhas de monitorização deste projecto.

Cada alunos envolvido proferiu, ainda, uma frase para alertar para esta problemática do lixo apelando assim, à mudança de comportamentos.

No fim da visita foi ainda possível usufruir da praia que se encontrava menos poluída.

A actividade contou com a colaboração da funcionária da Fajã dos Padres, Fátima Rodrigues, que supervisionou a iniciativa.