Madeira

"É na Europa que estão os sistemas de saúde semelhantes ao nosso, não nos Estados Unidos", acusa IL

Iniciativa Liberal critica deslocação do secretário regional de Saúde e Protecção Civil aos Estados Unidos da América.

None

Em nota enviada à comunicação social, a Iniciativa Liberal Madeira reage ao anúncio da viagem do secretário regional de Saúde e Protecção Civil aos Estados Unidos para fomentar novas parcerias e discutir pessoalmente projectos para a digitalização do sector da Saúde. "É na Europa que estão os sistemas de saúde semelhantes ao nosso, não nos Estados Unidos. A Europa dispõe de tanta tecnologia de ponta, no que há saúde diz respeito, como os EUA", acusa a Comissão Coordenadora do partido, admitindo que "estranha" que o Governo Regional da Madeira opte pela América ao invés da Europa para estudar a digitalização da saúde.

Madeira quer ser "centro de vanguarda nas ciências médicas"

Secretário Regional de Saúde vai, em breve, aos Estados Unidos trabalhar para novas parcerias

No índice 'Países com os melhores sistemas de saúde 2021' da CEOWORLD, os Estados Unidos aparecem no 30.° lugar. À sua frente estão países europeus como: Dinamarca, Áustria, França, Espanha, Bélgica, Holanda, Finlândia, República Checa, Alemanha, Suécia e, pasme-se, a Grécia e Portugal. Tudo países da União Europeia, que nos ajudará a melhorar o sistema de saúde da região com fundos comunitários. Comissão Coordenadora da Iniciativa Liberal Madeira

A IL dá como exemplo o sistema de triagem utilizado no Hospital Dr. Nélio Mendonça que "dá pelo nome de Manchester, cidade onde foi criado, que fica na Europa". Entre outros casos de destaque na área da saúde na Europa, o partido aponta que "um dos maiores centros do mundo de investigação e tratamento de certas tipologias de cancro fica em Lisboa, a Fundação Champalimaud".