Comunidades Madeira

“Senti-me entre os meus”, sublinha Paulo Cafôfo sobre a visita à comunidade portuguesa na Venezuela

None

O secretário de Estado das Comunidades, Paulo Cafôfo, fez hoje o balanço sobre a sua visita oficial à Venezuela, inserida no programa ‘Portugal no Mundo – os caminhos para a valorização das comunidades portuguesas’.

Com uma “agenda muito preenchida” com visitas a 25 instituições e a presença em 32 iniciativas, Paulo Cafôfo afirmou que os eixos mais marcantes foram os da igualdade e da inclusão e os do empreendedorismo e inovação.

A principal conclusão que tira desta viagem é a importância do Governo Português no apoio à comunidade presente na Venezuela e explica que a mesma “é uma prioridade” para esta Secretaria de Estado, pois para além de se tratar da segunda maior comunidade portuguesa na América Latina, também “necessita de muito apoio”.

Não me enganei quando disse que esta seria uma visita de apoio e chamo à atenção para a comunidade que encontrei que necessita de muito apoio social. Temos portugueses que estão numa situação de vulnerabilidade, pobreza e de solidão. E foi a principal questão que me marcou nesta viagem

Nesse sentido, o Governo Português tem apostado no apoio social, particularmente aos emigrantes carenciados, "tendo sido investidos cerca de um milhão de euros neste tipo de apoios sociais”, afirmou, adiantando que outra das ajudas foram à Rede Médica Portuguesa de Assistência Social, através da contribuição de cerca de 1,8 toneladas de medicamentos. “Esta rede tem uma importância grande e, por essa razão, a proposta que fiz é que tenhamos mais um médico social e um adido social, que são dois elementos essenciais para os apoios serem canalizados no acompanhamento directo que é necessário realizar-se com a nossa comunidade”, frisou.

Também sobre a visita ao Consulado de Caracas, o governante destacou que o maior apoio existente é na questão dos emolumentos que são gratuitos, o que constitui um investimento de 16 milhões de euros desde 2018 e que representou um crescimento nos actos consulares de 48% em 2021, relativamente ao ano anterior.

Ao longo destes dias, o governante também esteve reunido com os empresários e aquilo que constatou foi que a força empresarial e dos investimentos da comunidade portuguesas é “muito grande” naquele país. Aliás, o Secretário de Estado diz que estes empresários têm contribuído para “construir a Venezuela” e solicita para que os portugueses continuem a lá criar investimentos, pois “será muito importante para a relação económica” entre Portugal e a Venezuela.

Outro dado muito importante nesta visita é a questão da solidariedade. Paulo Cafôfo frisou que também é função do Estado português prestar ajudas ao associativaismo, “poque a rede de associações portuguesas é muito importante para servir de apoio a esta comunidade que tem muitas dificuldades". Dessa forma, já foram investidos cerca de meio milhão de euros nesta área e durante a visita, o governante assinou mais acordos, em termos de protocolos com associações, no valor de 170 mil euros, que serão atribuídos durante este ano.

Mas sendo "a Venezuela uma prioridade" também é necessário aprofundar os laços com Portugal, que de acordo com Paulo Cafofô passa por uma estratégia assente em dois pilares.

O primeiro é o do ensino da Língua Portuguesa e, nesse sentido, foram visitadas várias escolas. Segundo o Secretário de Estado, de 2020 para 2021, o número de alunos cresceu em 50%. “Neste momento temos 7.500 alunos a frequentar a Língua Portuguesa, fornecemos apoio às bibliotecas a quase 2.000 bibliotecas e temos cerca de 1.000 alunos a frequentar o ensino superior na Língua Portugesa”, disse, explicando que também é uma forma de aproximar a comunidade deste país a Portugal.

O segundo pilar são as ligações aéreas, nomeadamente a TAP. Nesse sentido, para além da transportadora área portuguesa passar a realizar dois voos semanais a partir de 21 de Junho, Paulo Cafofô deixou a garantia que vai reunir com a administração da empresa para “fazer chegar aqueles que são os desejos da nossa comunidade”.  

Por fim, sobre o seu regresso em Outubro, Paulo Cafôfo referiu que pretente "alargar" a deslocação a outras regiões da Venezuela, pois é "importante ter uma perspectiva global das diversas regiões". Para além disso, o Secretário deixou a garantia que irá marcar presença na inauguração do Santuário de Fátima em Los Teques.

Foi uma visita para encontrar a realidade e a realidade é esta. Tive encontros desde empresários, os lesados do BES e com associações que prestam apoio social. A minha função como secretário de Estado é não esconder absolutamente nada e valorizar a nossa comunidade. Aqui senti-me em casa, devido ao carinho e afecto, mas também por uma cultura associada à Madeira senti que que estava entre os meus