Madeira

Parque Empresarial da Ribeira Brava deverá atingir os 100% de ocupação este ano

Actualmente tem 74% dos lotes ocupados por 20 empresas

None
Foto OD

Actualmente com 74% da capacidade ocupada, o Parque Empresarial da Ribeira Brava deverá, ainda este ano, atingir os 100% de ocupação. A expectativa é do presidente da Madeira Parques Empresariais (MPE), Gonçalo Pimenta, manifestada esta tarde à margem da apresentação do projecto de divulgação do MPE à comunidade escolar da Ribeira Brava.

Actualmente a infra-estrutura localizada no Sítio da Boa Morte, zona alta da Ribeira Brava junto à partilha entre as freguesias da Ribeira Brava e de Campanário, acolhe 20 empresas que ocupam 33 dos 41 lotes do parque (74% da capacidade total). Gonçalo Pimenta admitiu que até final do presente ano a capacidade instalada no Parque Empresarial da Ribeira Brava atingirá “entre os 90 e os 100%”, não descartando que o mais provável será mesmo a ocupação total.

Dos 12 parques existentes na Madeira (11) e Porto Santo, há um que permanece inactivo: o parque empresarial da Ponta do Sol, localizado nos Canhas. Nos 11 parques em funcionamento - Câmara de Lobos tem dois parques empresariais e o Funchal é o único concelho sem esta infra-estrutura – operam 216 empresas e cerca de 2100 trabalhadores. A receita directa do último ano rendeu à MPE 2,1 milhões de euros.

Sobre a visita de estudo a alunos do 1º Ciclo da Ribeira Brava, Gonçalo Pimenta considera que este é o “primeiro passo” de um projecto de “socialização pelas escolas” assente numa “perspectiva educativa e de sensibilização junto das crianças” relativamente a ao parques empresariais como “instrumento para um correcto ordenamento do território”.

Considera que os alunos do 1º Ciclo (3º e 4º anos de escolaridade) funcionarão como “‘opinion makers’ junto dos seus agregados familiares em explicar o que é um parque empresarial”. Diz mesmo que este é um “projecto educativo” que conta com a colaboração de duas empresas situadas no Parque Empresarial da Ribeira Bravam, nomeadamente a Madeira Criativa e a Uaucacau, que vão receber a visita de cerca de 400 crianças entre os dias 14 e 25 de Maio, numa logística a ser coordenada pela Câmara Municipal da Ribeira Brava.

Nessa ocasião a MPE irá “oferecer um caderno didáctico” com conteúdos sobre “as normas e procedimentos dentro de um parque empresarial”, nomeadamente regras e boas práticas ambientais mantidas dentro do parque, como o tratamento de águas residuais, medidas de minimização e dispersão das emissões atmosféricas, e de minimização de ruído.

O presidente da MPE admitiu não só replicar este projecto noutros concelhos como também alargar esta proximidade às escolas da Ribeira Brava com outras iniciativas de carácter ambiental dentro do parque empresarial local.

Rafael Sousa, vereador da Câmara Municipal da Ribeira Brava com o pelouro da Educação, desvendou que novas acções poderão passar por plantar árvores, provavelmente no início do próximo ano lectivo, para “dar cor verde ao parque”.