Madeira

Faleceu José Martins, o homem mais velho da Madeira

Era natural do Caniçal e tinha 110 anos

None
Foto Francisco Cardoso

Ainda 'há pouco' cantava para o DIÁRIO, no dia do seu 110.º aniversário, a 7 de Março último. O sr. José Martins, o homem mais velho da Madeira (e, provavelmente, de Portugal), faleceu este sábado, dia 14 de Maio.

A notícia foi avançada pela Junta de Freguesia do Caniçal, de onde era natural.

"Sr. Martins foi um homem impar de grande conhecimento e simpatia, que ao longo da sua vida desempenhou varios ofícios, principalmente na Indústria Baleeira sediada na freguesia do Caniçal, como farinheiro. Desta forma a junta de freguesia do Caniçal, vem desta forma dar as suas sinceras condolências a todos os seus famíliares e amigos. Que a sua alma descanse em paz!", pode ler-se na publicaç~ºao partilhada, este domingo, na página de Facebook da junta.

José Martins nasceu a 7 de Março de 1912, no Caniçal, onde viveu os seus largos anos na mesma modesta casa. Teve seis filhos, quatro dos quais ainda vivos, e uma longa lista de genros, noras, netos, netas e, até, trinetos.

Foi baleeiro e ‘padrinho’ da inauguração do Museu da Baleia por ser, seguramente, o mais antigo em vida. Vida esta repleta de estórias e peripécias, algumas das quais relatou ao DIÁRIO.

Do alto da sua sabedoria deixou ainda uma mensagem de paz em tempo conturbados: “para quê mais guerras?!

Descarregue aqui a reportagem do DIÁRIO, de 7 de Março de 2022, pelo jornalista Francisco Cardoso: